A cozinha é o coração da casa para muitas pessoas, e esse é um ambiente que tem ganhado grande destaque nos projetos residenciais, tanto esteticamente quanto em relação à praticidade. Afinal, a cozinha pode ser um ambiente de convivência social e onde os moradores realizam os seus hobbies de gastronomia.
Ou seja, cada vez mais as pessoas fazem da cozinha um ambiente onde possam ficar ali trabalhando e servindo, ao mesmo tempo em que conversam com os outros moradores ou com as visitas.
Por isso, sua cozinha deve ser confortável, com as medidas adequadas para atender a essas demandas. A esse conforto relacionado às medidas, nós chamamos de ergonomia.
Conheça o livro Neufert - Arte de projetar em arquitetura
considerada uma bíblia na área, essa é uma obra que reúne os fundamentos, as normas e as recomendações relativas a ambientes, edifícios, instalações e utensílios, tomando o ser humano como medida e objetivo.
Uma cozinha ergonomicamente adequada depende em muito da altura que você tem.
E isso sempre deve ser verificado com o seu escritório de arquitetura.
Porém, podemos fazer muitas orientações.
Neste post, traremos as medidas mais importantes para o conforto da sua cozinha, com relação a bancadas, mesa, armários e eletrodomésticos.
Antes de continuar sua leitura, saiba que publicamos este conteúdo em forma de vídeo, mostrando a obra de cozinha da Casa Pinus:
Distâncias das bancadas:
O mínimo para circulação em geral é de 80cm.
Quando temos uma bancada de frente para a outra, recomendamos deixar o mínimo de 100cm de distância entre elas, pois temos que considerar que uma pessoa trabalha em uma bancada enquanto outra pessoa trabalha na outra. Mas o ideal é de 120cm. Quando temos forno embutido, recomendamos utilizar 130cm se você puder, para que haja um espaço mais confortável de manobra ao abrir o forno.
Profundidade das bancadas:
Considere o mínimo de 55cm para a bancada da pia e 60cm para a bancada com cooktop.
O ideal é que a bancada tenha no máximo 65cm, para que você não precise se esticar muito para abrir a torneira.
Mas nada impede que você faça uma bancada bem profunda e ainda confortável, desde que você use a torneira de bancada e deixe essa torneira mais próxima do seu alcance.
Ou seja, se você busca uma medida padrão, utilize 60cm de profundidade para as bancadas.
Refeições:
Uma mesa ou uma bancada baixa para fazer refeições tem entre 75 e 78cm de altura.
O espaço entre o assento para essa mesa deve ter no mínimo 28cm a 30cm.
Isso significa que a maioria das cadeiras tem aproximadamente 45cm de altura do piso ao assento.
Refeições rápidas:
Uma bancada alta para refeições rápidas tem de 77 até 110cm.
O espaço entre o corpo e a bancada alta deve ter no mínimo 25cm.
E também temos o recuo de pelo menos 25cm para as pernas.
Quanto mais baixa a bancada, mais as pernas e os pés ocupam espaço. Portanto, quanto mais baixa a bancada, maior deve ser o recuo.
Pia:
A altura da bancada da pia é a altura que mais tem variações, sendo geralmente entre 85 a 95cm, mas depende da altura da pessoa que trabalha mais na cozinha.
Veja abaixo uma tabela que relaciona as alturas do usuário com a altura ideal da bancada:
Outras alturas importantes:
A distância entre a bancada e o armário aéreo deve ser de no mínimo 60cm.
Em geral, a luminária pendente acima da mesa ou da bancada deve ter de 80 a 90 cm de distância para a superfície da bancada, para iluminar a bancada e, ao mesmo tempo, não atrapalhar o trabalho na bancada.
Já a distância entre a coifa e a bancada ou ilha deve ser de no máximo 80cm para manter a eficiência da coifa. Porém, esse pode ser um problema para pessoas mais altas, que têm de optar entre perder um pouco da eficiência da coifa, aumentando a distância entre a coifa e a bancada, ou lidar com o incômodo de eventualmente bater a cabeça na coifa.
Recuos:
Para evitar incômodos, o armário aéreo deve ser recuado, com profundidade de até 40cm. Para continuar aproveitando o armário aéreo, use uma profundidade mínima de 35cm.
O armário abaixo da bancada deve ser recuado em pelo menos 2cm, protegendo o armário da umidade.
Também temos de fazer um recuo no rodapé/ na base da bancada, ou seja, na base da bancada, para o encaixe dos pés quando encostamos na bancada.
O ideal é que esse recuo tenha de 15 a 20cm de altura e 10 a 20cm de profundidade.
Eletrodomésticos e outros elementos:
A altura ideal para o microondas é de 140cm. Porém, nem sempre essa localização para o microondas será possível considerando a melhor solução para a sua cozinha.
A largura padrão para os fornos é de 60cm. Para fornos maiores, deixe a previsão de 80cm.
A coifa deve cobrir pelo menos metade do fogão.
A gaveta para temperos ou panos tem aproximadamente 20 a 25cm.
A gaveta para lixeira tem aproximadamente 25 a 35cm.
Fique atento à altura da máquina lava-louças: se ela tiver muitos serviços, ela será alta e, por isso, geralmente você não poderá embutir a máquina acima da base da bancada. Então, terá de deixar um vão na base da bancada para encaixar a sua máquina.
A altura da máquina também poderá influenciar na altura da bancada.
Se a máquina for muito alta, você pode ter de aumentar muito a altura da bancada, gerando desconforto para pessoas mais baixas. É uma questão de balancear.
E em último caso, dependendo do seu projeto, você pode deixar a máquina em cima da bancada, mesmo que não seja o usual.
Imagem acima: cozinha da Casa Pinus. Clique para conhecer o projeto da casa:
O projeto de cozinha reúne muitos aspectos funcionais, que algumas vezes são até mesmo conflitantes entre si, e temos de optar por uma boa solução avaliando caso a caso. Além disso, cada vez mais temos de considerar os aspectos estéticos, a fim de deixar sua cozinha agradável para criar bons momentos em família e para receber os amigos.
Muito esclarecedora!
Muito esclarecedor, para nós que estamos planejando nossa tão sonhada cozinha