Desafios para esse projeto de reforma:
Modernizar a fachada;
Transformar uma casa de 30 anos em uma casa contemporânea;
Aproveitar alguns materiais existentes do telhado (madeiramento);
Enriquecer o uso dos 375m² para um casal.
Antes de continuar sua leitura, saiba que também publicamos este conteúdo em formato de vídeo:
Após estudar a disposição dos ambientes, percebemos que o programa da casa precisava de algumas pequenas adaptações. Essas mudanças foram possíveis, sem prejuízo de outras qualidades espaciais, graças à amplitude do terreno.
Acrescentamos ao programa da casa: uma área gourmet e uma garagem. Para que essa interferência fosse positiva, agregamos esses novos ambientes como parte da composição da fachada.
Dessa forma, criamos uma solução que se serviu tanto para a funcionalidade quanto para uma melhor adequação estética.
Colocamos, então, a garagem à direita (próxima da sala) e a área gourmet à esquerda (próxima da cozinha). Essa nova fachada tornou-se mais aberta, mais receptiva.
Substituímos o telhado aparente pelas platibandas, trazendo uma linguagem mais moderna para a fachada; Criamos mais aberturas, aproveitando a vista da pequena floresta de pinheiros existente no terreno; E utilizamos madeiras, para deixar a fachada mais aconchegante.
Falando nas madeiras, vamos explicar como aproveitamos o madeiramento do telhado da casa original: Elaboramos um painel de madeira para a área gourmet, em harmonia com um jardim, que é um respiro entre a parte de serviços e a parte de lazer da casa. Também aproveitamos esse madeiramento para fazer bancos em um jardim na frente da casa e em um outro jardim, nos fundos da casa.
O generoso tamanho da casa se apresentou como um desafio, considerando que será utilizado apenas pelo casal. Vamos falar um pouco dessa apropriação dos espaços:
Havia um quarto entre a sala e os fundos da casa. Nos desfizemos dessa quarto,
trazendo amplitude para a sala, que agora se abre para um aconchegante jardim. Esse jardim será um espaço de leitura ao ar livre.
Havia uma suíte no térreo, com um grande banheiro. Dividimos esse banheiro entre lavabo e banheiro da suíte. Essa suíte será utilizada como academia, também estendendo as atividades para o ar livre.
Ao subir, encontramos uma suíte, que será utilizada para hóspedes; além disso, há um generoso espaço, que será utilizado como uma sala pop, servindo tanto como escritório quanto como sala de TV.
E, finalmente, chegamos à suíte máster, onde havia um quarto e um banheiro. Como esse quarto era muito comprido, criamos um closet entre o quarto e o banheiro. Além disso, a suíte máster ganhou um amplo terraço com vista para a paisagem de pinheiros, que é uma bela particularidade desse terreno.
Podemos perceber, então, como a apropriação dos espaços vai acontecendo à medida em que criamos espaços para abrigar nossos hobbies prediletos. Para o nosso casal de clientes, não foi difícil: ginástica, leitura, culinária, fliperama, coleções e a apreciação de uma bela paisagem.
Algumas curiosidades:
Nosso cliente já brincou de pique-esconde nessa casa quando criança e nunca imaginava que um dia a transformaria em seu lar.
Nossa cliente fará uma quadra de squash para curtir o terreno.
A demolição foi cogitada, devido a grandes alterações estruturais, mas os clientes preferiram aproveitar muitas coisas estruturais porque gostaram da disposição geral da casa.
Comments