top of page

Lotes no Park Way: como escolher o terreno perfeito para sua futura casa

Atualizado: 27 de mar.

Ao selecionar um terreno para construção de uma casa, certos cuidados são essenciais. Afinal, a compra desse imóvel representa um marco significativo. É uma escolha definidora para a alocação do seu patrimônio e para a vida de sua família.


Uma reflexão que infelizmente passa despercebida muitas vezes nesse momento é que o terreno, com todas as suas potencialidades e desafios, terá um grande impacto sobre o projeto da sua casa. Então, sejamos meticulosos e atentos a diversos aspectos na hora de fazer a escolha do terreno.


Pensando nisso, compartilharemos algumas dicas para ajudar você a fazer uma boa escolha dentre as opções de lote a venda no Park Way.



Muita gente ainda não sabe, mas ter a assessoria de um escritório de arquitetura

faz toda a diferença na hora de escolher o terreno que definirá o seu projeto.


Quer fazer uma consultoria para escolher o seu lote?

Então vem aqui! 👇


Vamos às dicas!


1) Localização:



O Park Way é dividido em quadras que vão de 01 a 29, numa extensão de mais de 76 km². Por isso, as quadras do Park Way possuem particularidades bem diferentes entre si.


Vamos trazer aqui uma divisão não oficial, porém mais didática.

Em linhas gerais, temos:


  • A quadra próxima ao Aeroporto (quadra 14)

    • rápido acesso à Asa Sul e ao aeroporto

    • tráfego considerável na pista

  • As quadras próximas ao vilarejo de Vargem Bonita

    • próximas ao comércio de Vargem Bonita

    • local de baixíssimo tráfego

  • As quadras próximas ao Núcleo Bandeirante

    • próximas ao comércio do Núcleo Bandeirante

  • As quadras próximas ao Museu do Catetinho

    • acesso fácil à BR040 (saída sul)

  • As quadras próximas a Águas Claras

    • próximas a diversos comércios

    • muito trânsito para chegar em casa



2) Formato do terreno:


De forma bem geral, os lotes do Park Way possuem cerca de 2.500 m², incluindo a área comum do condomínio.


Ainda de forma geral, essa área é distribuída em terrenos de forma bem comprida (com 25 metros de largura por 75 metros de comprimento) ou de proporções mais quadradas (de aproximadamente 45 x 45).


Como exemplo de projeto em terreno comprido no Park Way, temos a Casa Planum:



Apesar de as dimensões serem de um terreno comprido, os 25 metros de largura já permitem um ótimo aproveitamento. O terreno comprido foi muito proveitoso para colocarmos a piscina de 20 metros. Se você deseja uma piscina desse tamanho, um lote comprido no Park Way pode ser a opção ideal.


Esse é um projeto de 500m².


Conheça mais sobre a Casa Planum:



E como exemplo de projeto em terreno mais quadrado no Park Way, temos a Casa Pinus:



Perceba como a casa se espalha mais pelo terreno em ambas as direções, largura e comprimento. A planta se torna mais livre, porque as dimensões tornam mais fluida a circulação em volta da casa, sem barreiras claras entre os fundos e a parte da frente.


Esse é um projeto de mais de 400m².


Veja mais sobre a Casa Pinus:


E para concluir, as variações das dimensões de terreno no Park Way não são muitas. Dependendo do tipo de construção que você tem em mente ou do tamanho pretendido para a sua casa, escolher entre comprido ou quadrado pode ser um bom filtro. Mas esse pode não ser um fator decisivo para você. Então vamos às outras questões.



3) Inclinação do lote:


Apesar de se tratar de uma região com muita presença de áreas naturais e vegetação natural, a inclinação do lote geralmente não é um fator de preocupação para as construções no Park Way. O próprio tamanho do terreno já torna a inclinação mais suave, se distribuída de forma mais natural, o que exige pouco trabalho de terreno.


Porém, se você deseja ocupar muito do se terreno com construções, a inclinação do lote passa a ser um fator que requer um pouco mais de atenção. Como é o caso do projeto abaixo, no Jardim Botânico, Brasília - dadas as devidas proporções, pois este é um lote muito inclinado.



Inspire-se com a área de lazer da Casa Liberi:


Algumas quadras do Park Way possuem, sim, uma inclinação de terreno considerável. Essas são áreas muito próximas a grandes reservas. Mas, para quem deseja esse contato maior com o verde, o trabalho com o terreno valerá a pena.




4) Área verde:


Por ser uma área de grande extensão, o Park Way apresenta diversas formas de interagir com a natureza, sendo que todos os condomínios possuem uma área de preservação que delimita todos os lotes ao fundo. Por isso, ao escolher morar no Park Way, você já conta com uma área verde ao fundo do seu terreno.


Alguns locais possuem uma visão mais baixa para a vegetação, enquanto outros possibilitam uma visão mais ao longe, que abrange o horizonte e uns morros. Outros, ainda, contam com um vislumbre urbano junto ao horizonte.


Também há terrenos com árvores bem desenvolvidas que você pode preservar.


O tamanho da área verde varia bastante. E, caso você pretenda aproveitar essa área para lazer ou contemplação, esse tamanho pode ser um fator a ser levado em conta.


É interessante observar de que forma poderíamos aproveitar as vistas para a área verde a partir da sua casa. Nesse sentido, vale avaliar a vizinhança, para ver as construções que podem ou não obstruir a sua visão para o verde.


Veja como aproveitamos a vista na Casa Planum:




5) Análise do solo:


Para o projeto de estruturas, é crucial realizar uma análise detalhada do solo para determinar a profundidade do solo resistente. Isso é fundamental para garantir uma base sólida e estável para a estrutura que será erguida.


Em algumas regiões do Park Way, é comum encontrar solos bastante úmidos, o que pode resultar em uma profundidade maior do solo resistente. Isso significa que pode haver necessidade de técnicas de fundação especiais, como estacas mais profundas ou maquinários especiais.


Foi assim na Casa Planum, uma obra em terreno muito úmido.

Falamos um pouco sobre isso nesse vídeo vlog de obra:


Se essa for uma preocupação, é válido fazer uma análise de solo com uma empresa especializada. Porém, recomendamos que você invista nesse serviço apenas quando o terreno em questão é uma opção que realmente está entre as suas favoritas e com uma negociação um pouco mais avançada.




6) Entorno:


O entorno do seu condomínio no Park Way varia bastante a depender das quadras. E o que você irá avaliar nesse entorno depende muito do seu estilo de vida e sua rotina.


Separamos as seguintes questões que você pode observar, especialmente para o Park Way:


  • Qual é a distância até uma área de comércio ou até um ponto comercial básico?

  • Qual é a distância até o ponto de ônibus?

  • Há ciclovias próximas?

  • Quais passeios eu poderei fazer para aproveitar o contato com a natureza?

  • Há casas de festa próximas? Devo me preocupar de fato com isso?





7) Análise do ambiente:


Ao realizar uma análise do ambiente de um terreno para qualquer projeto de construção, é fundamental considerar os seguintes aspectos: insolação, ventos, acústica, qualidade do ar e área preservada.


Vamos considerar ponto a ponto, com foco para os lotes do Park Way:


  • Insolação: A posição do terreno em relação ao sol ao longo do dia e durante diferentes épocas do ano será importante para a orientação ideal da construção e para a locação dos espaços de lazer. Resguardadas as devidas proporções, vale dizer que essa não é uma preocupação tão iminente, já que a região do Park Way costuma ter temperaturas mais baixas no contexto brasiliense. Mas isso não faz com que a insolação no terreno seja um fator desprezível, principalmente se você deseja uma casa com grandes aberturas.

  • Ventos: Os ventos certamente serão abundantes em um lote do Park Way, uma vez que os lotes são grandes, não tão ocupados por construção. Além disso, a existência de muitas áreas verdes, portanto sem nenhuma construção, também auxilia na circulação de ar.

  • Acústica: Há algumas fontes de ruído na região do Park Way, como estradas movimentadas, aeroportos ou linhas de trem. Caso o lote que você tem em vista seja próximo a esses locais, avalie o real impacto desses ruídos para a sua construção e considere medidas de isolamento acústico, como vidros duplos e materiais de construção absorventes de som.

  • Qualidade do ar: Como o Park Way é conhecido por suas áreas verdes e espaços naturais, a qualidade do ar na região como um todo é excelente. As áreas verdes atuam como filtros naturais, removendo poluentes do ar e proporcionando uma sensação de frescor e bem-estar para os moradores da área. E, como os lotes são grandes, mesmo as casas próximas às pistas contam com essa vantagem.

  • Área Preservada: Como já foi dito, a região possui muitas áreas de preservação, o que poderia trazer algumas restrições para as construções. Porém, raramente esse é um problema para os lotes a venda no Park Way.




8) Legislação e documentos:


Como a região possui muita área de preservação ambiental, práticas como grilagem de terras pode ser mais comum do que o esperado. É importante se atentar a isso quando for adquirir um lote no Park Way.


Moradores de regiões próximas ao Park Way podem se apropriar do status da região e anunciar imóveis como se fossem do Park Way. Nesses casos, aparecem lotes não regularizados. Porém, os lotes que são de fato do Park Way são regularizados. Isso significa que você pode adquiri-los através de financiamento.


Depois de estar atento a tudo isso, observe que você pode encontrar condomínios em formação ou condomínios já formados. Assim, você pode avaliar qual melhor se encaixa no que você procura.


De toda forma, ao considerar a compra de qualquer lote, verifique cuidadosamente a documentação relacionada à propriedade. Isso garante uma compra segura e evita problemas futuros.


É importante contar com um corretor de imóveis de confiança durante todo o processo e com uma assessoria jurídica cuidadosa para analisar o contrato de compra e venda do lote.


 
Lembre-se:

O mundo perfeito não existe. Conte com a nossa assessoria para conseguirmos, juntos, estabelecer prioridades, enxergar as possibilidades e balancear os cenários que tivermos disponíveis.


Ficou alguma dúvida sobre como escolher um lote a venda no Park Way?

Deixe aqui nos comentários!


Quer fazer uma consultoria para escolher o seu lote?

Então vem aqui! 👇

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page