Uma casa para alçar voos | Casa Planum
top of page

Uma casa para alçar voos | Casa Planum


Uma casa para alçar voos.

A força da muralha, com seu revestimento em pedra, une-se à leveza dos vidros recuados que pairam sobre essa muralha no segundo pavimento.

A muralha não é meramente ilustrativa. Ela tem profundidade.

E vocês poderão vê-la logo mais, quando chegarmos aos interiores.

Os principais desafios para esse projeto foram:

  • Aproveitar a bela vista para o aeroporto;

  • Otimizar a área para ambientes super confortáveis;

  • Fazer pé-direito duplo em duas salas e na varanda;

  • Fazer uma piscina bem próxima da casa e na qual se possa pular.

  • A casa foi disposta de uma maneira bem sutil no terreno, que é bem espaçoso e com um caimento suave.

Antes de continuar sua leitura, saiba que publicamos este conteúdo em forma de vídeo:


O volume da casa em si, onde acontecem as atividades do dia-a-dia, desenvolve-se em forma de L, enquanto uma varanda de pé-direito duplo justapõem-se sobre esse volume.

No térreo, uma perna do L abriga a parte social, e a outra perna do L contém a parte de serviços. No piso superior, uma perna do L abriga a suíte máster, enquanto a outra perna do L contém os outros quartos.


Formando uma barreira com a área externa, a fachada principal contém uma muralha. Na fachada principal, criou-se uma situação de imponência: além de a muralha fechar-se para quem está chegando, todo o passeio para essa chegada até a casa convida-nos a apreciar a fachada antes de entrar na casa.




Avançando, encontramos toda a grandiosidade da sala, com um pé-direito duplo tanto na sala de estar quanto na sala de jantar. O pé-direito duplo não se faz apenas nas salas, mas também se esvai para a varanda.

Para arrematar as salas, encontramos os nichos formados pela muralha, que citamos anteriormente.


De um lado, colocamos a sala de TV, mais reservada, com pé-direito mais baixo. Após a sala de TV, entraremos no escritório/ quarto de hóspedes. Do outro lado, desenvolve-se a outra perna do L, com a parte de serviços, incluindo a garagem e a cozinha, que é também reservada em certa medida, apesar de ser integrada à sala de jantar e de possuir vista para o jardim.


Dito isso, podemos subir.


Acima da muralha, criamos uma passarela, que nos leva a um grande passeio que se volta à amplitude da sala e do jardim, até entrarmos na suíte máster. A suíte máster possui um closet comprido, que nos leva até o banheiro.



O banheiro da suíte máster possui dupla contemplação: de um lado, temos a vista para a área de lazer e o aeroporto; mas também teremos uma vista para o jardim de inverno, que se serve tanto para o banheiro quanto para o quarto da suíte máster. O quarto da suíte traz uma leve inspiração em bangalôs das Ilhas Maldivas, pelo uso de madeira, tanto no piso quanto no forro, além da tranquilidade de uma vista bem ampla. Por fim, a suíte ganhou uma larga varanda, da qual podemos saltar para a piscina, o que é um sonho do nosso cliente.


Por falar em ar livre, vamos para a área de lazer.


A varanda gourmet possui pé-direito duplo e é integrada à sala de jantar, de forma que o fluxo fique prático ao mesmo tempo em que mantemos a cozinha bem reservada.


Colocamos a piscina bem próxima da casa, ganhando protagonismo no terreno, até mesmo pelo fato de ela ser comprida. Assim, toda a área de lazer conecta-se à piscina: a varanda na frente da sala, a varanda gourmet, a prainha da piscina, os canteiros, a praça do fogo, e a área gourmet mais afastada. Essa área gourmet tem a parte social para festas, os banheiros e uma sauna voltada para um jardim tropical. Se quisermos uma vista mais ampla, poderemos usar a cobertura da área gourmet como um mirante.


Mas essa vista também poderá ser aproveitada de dentro da casa. Teremos uma linda vista voltada para a reserva e para o aeroporto, que será valorizada a partir da sala e da suíte máster.

A amplitude do terreno, o grande comprimento da piscina e o caimento sutil do terreno nos permitirão aproveitar as vistas e a área de lazer de uma forma muito especial.


Algumas curiosidades sobre esse projeto:

  • A piscina foi calculada com diferentes níveis para permitir que se possa pular na piscina a partir da varanda da suíte;

  • Os clientes pediram um buraco na laje para jogar roupas sujas do segundo piso direto para a área de serviço;

  • É possível entrar na sala com um carro de passeio;

  • O guarda-corpo que criamos para a escada tem uma forma de diapasão

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page