Vantagens do BIM para a sua obra
top of page

Vantagens do BIM para a sua obra

O sistema BIM representou uma verdadeira revolução no planejamento e na execução de uma obra. Sabemos que essa é uma tecnologia avançada em termos de ferramentas de projeto e que facilita muito a vida dos arquitetos. Mas, afinal, quais são as vantagens do BIM para o cliente?


Resolvemos fazer esse post porque percebemos que muitos clientes procuram por arquitetos que trabalham com o BIM, por saberem que essa é uma tecnologia mais avançada e que lida melhor com as demandas cada vez mais complexas de projetos, mas talvez esses clientes não tenham a real dimensão das vantagens do uso do BIM.


É muito comum encontrarmos esse conteúdo de vantagens sobre o BIM. Mas, nesse post, abordaremos essa vantagem de forma voltada para o cliente. Só por essa diferença, já vale seu like!


Antes de continuar sua leitura, saiba que publicamos este conteúdo em forma de vídeo:





Você é arquiteto ou estudante e não sabe por onde começar a usar o BIM?



Nesse post, vamos explicar resumidamente o que é o sistema BIM, para que você fique familiarizado com esse conceito e, então, falaremos sobre as vantagens do BIM para o seu projeto.


BIM é a sigla para Building Information Model, que pode ser traduzida para modelagem da informação da construção.

Ou seja, o BIM é uma metodologia de trabalho vinculada a sistemas informatizados, que possibilita um melhor gerenciamento de todas as etapas de um projeto.



O sistema BIM funciona como uma construção digital do projeto, com integração de dados que representam as propriedades físicas dos elementos desenhados. Assim, por exemplo, diferentemente dos modelos 3D simples, onde uma parede é apenas uma forma geométrica, no BIM essa parede tem características e informações para construção, como tijolos, etc.


Além da construção virtual e dos dados, o sistema BIM atua na integração entre diferentes profissionais que trabalharão no seu projeto.


Agora que já explicamos um pouco sobre o que é o sistema BIM, podemos falar sobre as vantagens da utilização do BIM para o seu projeto!



1) Melhor compreensão do projeto


Como todos os aspectos do projeto estão sendo apresentados e unificados em um modelo, com diversas informações, a sua compreensão com relação ao projeto pode ser facilitada.


Apesar de o projeto comum em 3D já facilitar bastante a visualização do projeto, o BIM traz duas grandes vantagens.

  • A primeira vantagem da utilização do BIM na apresentação do projeto consiste em que a modelagem é mais precisa, deixando menos margens para erros, por isso o BIM traz uma melhor visualização de detalhes e uma visualização muito mais realista.

  • A segunda vantagem do uso do BIM na apresentação do projeto é a facilidade em representar o modelo de diferentes formas.

Por exemplo: caso você não tenha entendido como funciona uma escada, uma vista dessa escada pode ser gerada. Isso traz mais segurança com relação ao que o escritório de arquitetura está propondo no seu projeto, pois assim você conseguirá se visualizar melhor e perceber se é isso mesmo que você deseja para o seu espaço. Toda essa avaliação fica muito mais rápida, transparente e assertiva.



2) Visualização mais eficiente


A questão da visualização também faz diferença para nós, profissionais. Afinal, diferentemente das vistas em 2D, que têm que ser juntadas e sobrepostas, ou um 3D simples, que pode conter incompatibilidades e imprecisões, o BIM já engloba diversos aspectos do modelo.


E isso, com certeza, impacta na qualidade da criação mesma do projeto que será proposto.


Essa precisão e visualização mais rápida fazem com que seja mais fácil mitigar alguns erros e fazer correções já em fases iniciais. Além disso, o BIM permite fazer algumas simulações de diferentes cenários de forma mais eficiente.



3) Agilidade na produção


O BIM torna a produção de projeto muito mais ágil e eficiente. Além da questão da visualização mais prática, que faz com que as decisões de projeto possam ser tomadas mais rapidamente, o BIM também facilita, é claro, a produção dos desenhos que vão para a obra.


Isso se deve ao fato de que o modelo já está, praticamente inteiro, virtualmente construído. Dessa forma, não é preciso recriar os desenhos técnicos em outros programas. Ao eliminar essa grande tarefa, os prazos podem ser reduzidos, seu projeto ocorrerá de maneira mais fluida e você poderá receber o seu projeto mais rápido.



4) Redução de erros


Já falamos sobre a precisão do BIM e sobre como essa questão auxilia na compreensão do projeto e na tomada de decisões. Mas essa precisão também reduz bastante a possibilidade de erros. Sob esse aspecto, podemos citar 3 frentes de erros que podem ser reduzidas através do uso do BIM:


  • Erros de modelo na arquitetura: Muitas vezes, quando utilizamos 2D, podemos perder algumas informações visuais no decorrer do projeto, por exemplo, podemos nos esquecer de alguma parede ou janela. Com o BIM, isso é virtualmente impossível, já que estamos utilizando um modelo e não recriando cada desenho.


  • Erros de compatibilização: Com o BIM, podemos exportar e importar informações de um modelo construído. Assim, é possível fazer a integração com os projetos de estruturas e de instalações. Isso evita incompatibilidades entre os projetos. Por exemplo: o engenheiro estrutural visualiza rapidamente a existência de uma janela, que estará naquele modelo independentemente de lembrarmos ou não de representar essa janela, como seria o caso do 2D. Essa integração torna o trabalho de compatibilização entre as frentes de projeto muito mais eficiente.


  • Erros de execução: O BIM pode ser visto como uma simulação de construção. Apesar de ser um modelo virtual, quando estamos trabalhando em BIM, de certa forma, estamos também construindo. Isso faz com que possamos identificar rapidamente alguns erros e também identificar as dificuldades que serão encontradas na execução.


5) Quantitativos e orçamentos


Uma das funcionalidades mais utilizadas dentro do sistema BIM é a exportação de quantidades dos componentes dos modelos. Pelo fato de o modelo construído em BIM possuir dados e propriedades construtivas, fica muito mais fácil e mais preciso realizar os quantitativos.


Essas tabelas facilitam os cálculos dos orçamentos que a construtora te apresenta, com mais precisão, além de facilitarem também os orçamentos de compras e contratações ao longo da sua obra.



6) Qualidade na comunicação da obra


A qualidade do desenho técnico em BIM é muito superior à de outros sistemas. Além de toda a questão da precisão do modelo, que já citamos aqui à exaustão, é importante observar que o BIM permite a criação de desenhos e detalhes construtivos de forma muito mais eficiente.


Isso torna o projeto mais completo, com informações melhor representadas, Assim, menos dúvidas são geradas no canteiro ou podem ser facilmente sanadas.

Uma melhor comunicação, sem dúvidas, refletirá em maior qualidade da sua construção.

 

É importante ressaltar que essas vantagens não devem ser olhadas de forma isolada e esgotadas em si mesmas. Cada uma dessas vantagens na utilização do BIM impactam positivamente na qualidade da sua obra, na redução de custos e na economia de tempo.

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page