Uma casa do tipo Cabana | Casa Crooked
top of page

Uma casa do tipo Cabana | Casa Crooked

Desafios para esse projeto:

  • Criar uma cabana urbana;

  • Encontrar soluções relacionadas ao modelo de cabana;

  • Fazer uma sala com layout livre e que receba diversos usos.


Uma casa com volume de cabana é algo muito diferente no meio urbano. As cabanas são associadas à vida campestre, a hospedagens ou campings. Nosso maior desafio, portanto, foi o de adequar essa tipologia de cabana às demandas de uma casa urbana.

Decorrentes disso, algumas das soluções que tivemos de encontrar se referem principalmente a:

  • clima, já que precisaremos de mais isolamento térmico;

  • instalações de caixa d’água -- já que quase toda a cobertura é aparente -- para isso, usaremos uma caixa estreita e alta, escondida dentro da casa, numa espécie de sótão;

  • estética do contexto, já que alguns elementos, como coqueiros, poderiam entrar em conflito com a estética da cabana;

  • adequação de ambientes que só casas de cidade precisam como despensa e área de serviço ao formato irregular da cabana.

Antes de continuar sua leitura, saiba que publicamos este conteúdo em forma de vídeo:






Essa casa foi pensada para um casal com um filho. Depois que os clientes pediram uma residência em forma de cabana, outro pedido deles foi com relação ao layout. Eles gostariam que o layout da sala fosse livre, com uma ideia de “tudo junto e misturado”. E os ambientes da área social são: biblioteca, sala de jantar, cozinha integrada e sala de TV, que também será usada como quarto de hóspedes. Todos esses ambientes contam com vista completamente livre para a área de lazer.

A área de lazer também leva essa ideia de layout livre. O único elemento a ser construído de fato é a área da piscina com o deque. Essa piscina, possivelmente, será feita com areia artificial. O jardim tem pinheiros americanos, gerando uma atmosfera de clima temperado, o que combina com a cabana. Testamos utilizar palmeiras próximas à piscina, mas chegamos à conclusão que seria melhor optar apenas por pinheiros, pois as palmeiras ficaram descontextualizadas dessa sensação de clima temperado que queríamos, ficaram perdidas. Então as cycas se encarregam de dar um ar levemente tropical para a área da piscina.




Havia uma questão, porém, a ser resolvida na parte social: a sala deve servir também como quarto de hóspedes. Dessa forma, a sala deveria fazer parte de um layout livre, mas, ao mesmo tempo, contar com a privacidade de um eventual quarto. Por causa dessa dualidade, a gente optou por fazer da sala de TV a ligação entre área social e área privada. Para garantir a privacidade, utilizamos painéis de MDF, que fecharão essa sala quando houver algum hóspede (ver imagem do interior da sala).


Na entrada da casa, destacam-se dois volumes: o da garagem; e o social, que vai abrigar a biblioteca. A biblioteca é um ponto de destaque, afinal ela faz parte da fachada da cabana. Fachada essa que contém brises, para proteção solar, que se tornaram um charme à parte.

O jardim de inverno é uma grata surpresa entre a área social, um vestíbulo, a área privativa e a garagem.


Seguiremos, então, para a área privativa.


Na área privativa, encontramos um banheiro social e duas suítes. que possuem mezaninos, que servirão como home offices, aproveitando a altura que a cabana permite.

A suíte do filho tem uma ambientação sensível, com a leveza com a qual uma criança leva a vida. Usamos cores primárias, formas geométricas e papel de parede.


A suíte máster tem uma vista bem ampla para o jardim. O quarto foi pensado para, realmente, se ter a sensação de estar descansando em uma cabana. E o arremate vai para a claraboia no mezanino da suíte máster, que permitirá aproveitar a vista para a reserva ao longe.



Confessamos que foi um pouco difícil nos acostumarmos com a forma de cabana, mas aos poucos, tudo foi fluindo. Esse projeto trouxe muitos aprendizados para nós, e ainda trará, além de nos fazer refletir sobre tipologias e elementos que deveriam ser mais explorados por nós.


Algumas curiosidades:

O pé-direito nos volumes de cabana será de 8 metros e meio!

A garagem também terá um mezanino, que será uma espécie de oficina para pai e filho.

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page