top of page

TENDÊNCIAS 2022: DECORAÇÃO E INTERIORES NO PRÓXIMO ANO | DECOR, CORES, MDF E COMO USAR

Atualizado: 13 de jun. de 2022

Ambientes aconchegantes e praticidade são as palavras que determinam as tendências de decoração para o próximo ano.

Se você quer ficar por dentro das novidades de decoração e como aplicar, fique conosco, porque aqui nós vamos te contar tudo sobre decoração para 2022, cores do ano e até marcenaria.


Antes de continuar sua leitura, saiba que publicamos este conteúdo em forma de vídeo:


Quer fazer uma consultoria para acompanhar as tendências de decoração no seu ambiente?

Então vem aqui! 👇



DECORAÇÃO PARA 2022

Comfy Decor

Você já ouviu falar na decoração comfy? Esse tipo de decoração é baseado no conforto -- Comfy vem da palavra comfort, que significa conforto em inglês. A ideia é usar itens que transmitem aconchego e tragam um ar de bem-estar. Algumas das características presentes no comfy são:

  • itens artesanais;

  • misturas de texturas nos estofados;

  • tons neutros.

Além dessas características, o segredo para criar todo esse efeito da comfy é a forte presença da luz natural.


Golden Fever

A tendência golden fever traz de volta a cor dourada, mostrando que ela voltou com força. Apesar de parecer atemporal, o dourado passou por um período mais discreto.

A volta do dourado sinaliza que as pessoas estão buscando confiança e energia. O dourado é uma cor carregada de significado: está associado ao sucesso, à sofisticação e à elegância. O mais interessante do dourado é que ele elimina a necessidade de grandes alterações no ambiente que você quer renovar, pois basta usarmos dourado nos detalhes para já dar uma cara diferente no ambiente.

A dica aqui é usar tons neutros e puxar todo o destaque possível para o elemento dourado.

Minimalismo Orgânico

Sempre ouvimos falar sobre os benefícios de trazer a natureza para o nosso lar. Nesse caso são os elementos de decoração que remetem a essa ideia. Para criar um ambiente minimalista e orgânico, você pode utilizar:

  • vasos com plantas;

  • materiais naturais (pedra, madeira ou palha);

  • tons naturais (terrosos e verdes);

  • objetos artesanais.

Aqui vai uma dica: para deixar um ambiente ainda mais orgânico, você pode usar móveis ou elementos com certas imperfeições. Afinal, as imperfeições fazem parte da natureza!

CORES DO ANO 2022

A mensagem de cada cor vem do seu brilho, intensidade e nitidez. Mais do que uma tendência de estética, a cor reflete um comportamento da sociedade.

A cada ano, as grandes marcas de tintas revelam suas escolhas para a tonalidade que melhor se encaixa no período atual. Essas apostas são baseadas nas tendências da cultura pop, moda, desgin em geral e tecnologia, por todo o mundo.


O verde é a grande aposta de 2022 para a Suvinil, a Sherwin-Williams e a PPG. A Coral e a Eucatex já pensam diferente: a Coral apostou em um tom azul, enquanto a Eucatex foi mais longe e apostou em um tom laranja.

Suvinil Eclipse

Eclipse é um tom de verde fresco, lembrando uma grama nova. Esse tom também lembra a cor das algas, do lodo. É uma cor que busca o conceito de renovação.

Nossa dica é combinar com elementos dourados, como o da golden fever.

Sherwin-Williams Neblina Perene

Neblina Perene é uma cor reconfortante, porque tem uma aparência familiar. Além de ser um tom que traz calma, é também um tom sutil que serve como base para a criação da decoração. Isso faz com que sirva bem em espaços multiusos e seja bem versátil.

Essa parece ser a cor do ano que mais combinará com a tendência do comfy.


PPG Olive Sprig

Olive Sprig é um verde bem clarinho, ou “um verde relaxado”, como a PPG chama. É uma cor baseada na sensação calmante de aloe vera. Essa cor também representa cura e resiliência.

Essa cor fica ótima para o minimalismo orgânico.

Coral Melodia Suave

A Melodia Suave é um azul claro arejado. É um tom que lembra uma brisa, que busca trazer a calma de olhar para um céu em dia de verão. Isso traz uma mensagem de leveza.

Essa é uma cor para ser usada com mais cautela, pois seu tom é muito marcante. Combina com o minimalismo orgânico e com o comfy.


Eucatex Creme de Papaia

O Creme de Papaia é um laranja claro, inspirado nos horários em que o sol nasce e se põe, revelando as nuances coloridas da luz. É um tom que busca conciliar as conexões com a natureza e o gosto pela inovação.

Essa cor também fica bem para o minimalismo orgânico.

Resumindo, em uma lista, as cores de tintas do ano que serão tendência em 2022:

  • Suvinil Eclipse;

  • Sherwin-Williams Neblina Perene;

  • PPG Olive Sprig;

  • Coral Melodia Suave;

  • Eucatex Creme de Papaia.

 

O que você achou das tendências de cores para 2022? Qual delas você usaria na sua sala?


 
MARCENARIA EM 2022

A Duratex dita muito do que será consumido quando o assunto é marcenaria. Olhando para os lançamentos da marca em 2021, já podemos ter uma boa ideia do que será tendência em 2022. Neste ano, a Duratex lançou a Coleção Olhares.

Os padrões valorizam tranquilidade e calma, buscando exercitar o nosso olhar e criar novas perspectivas. Veja abaixo alguns dos padrões de marcenaria da Coleção Olhares:


Absoluto:

Foi feito para ambientes mais sóbrios. Ele transforma os espaços em mais limpos e mais focados, isolando o caos do mundo exterior. É um padrão coringa.


Basalto:

Inspirado na rocha vulcânica basalto, traz a sensação de fluido e orgânico. Possui um tom neutro, mas com bastante movimento. Combina muito, até mesmo pelo conceito, com o minimalismo orgânico.


Fibra Nativa:

Traz a sensação de acolhimento a partir do uso da palha, dando um ar de artesanal, além de demonstrar a beleza nas imperfeições. Tudo isso combina bastante com o minimalismo orgânico.


Ouro Pálido:

É uma versão bem tênue do ouro e tem uma claridade em equilíbrio entre o puro e o funcional. Esse tom claro fica bem na decoração comfy.


Pinole:

Esse tom é inspirado em castanhas e sementes, e transforma o espaço em um ambiente revigorante. É um padrão ótimo para o golden fever e o minimalismo orgânico.


Renda:

É clássico e atemporal, trazendo suavidade, e tem referência retrô. Parecem ser as características perfeitas para o dourado do golden fever ganhar um destaque.

 

Gostou das tendências para 2022? Qual é a sua tendência favorita? Conte para nós!


Fontes:

Posts Relacionados

Ver tudo

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page