Séries pra quem gosta de arquitetura e design
top of page

12 Séries de arquitetura e design

Atualizado: 24 de set. de 2021

Não importa se você se interessa mais pela estética ou pelo processo construtivo, se gosta de ficar babando ou prefere captar ideias para sua realidade: Certamente algumas dessas séries, que podem ser encontradas na TV ou na Netflix, vão cativar você.

1. Grand Designs:


Essa série britânica, que já foi transmitida pela Netflix acompanha projetos milionários e suas construções audaciosas. O adicional é que os futuros moradores são os que coordenam suas próprias construções. Entre problemas de execução e orçamento, os passeios pelas casas no fim de cada episódio são surpreendentes.


2. As Casas mais Extraordinárias do Mundo:

Essa é mais uma série britânica transmitida pela Netflix. Uma dupla visita casas com designs ousados e em locais nada convencionais. O apresentador que também é arquiteto sempre faz análises sobre a forma como os projetos foram pensados em sua concepção. Além de mostrar detalhes dos materiais empregados, essa série se destaca por visitar diversos locais, o que atrai a percepção de como cada clima interfere no modo de construir.

3. Reforma Total com Nate e Jeremiah:


Uma dupla do Home and Health, esses designers socorrem famílias que estão desesperadas diante de reformas que nunca terminam. O desafio é cumprir as metas e prazos estabelecidos em uma obra caótica, sempre respeitando o estilo da família e a funcionalidade.





4. Casa na Árvore:

Do canal TLC, esse programa tem como protagonista um construtor de casas na árvore. O reality mostra que ter casas na árvore não são um sonho exclusivo de crianças. O programa atende àqueles que se interessam pelas madeiras, pois acompanha o processo de cortes, transportes e encaixes.

5. Casas Estranhas:

Esse programa do HGTV visita casas que surgiram em locais inusitados: igrejas, fábricas, etc. O interessante é perceber como ocorreram as adaptações e a forma como os moradores lidam com a desconstrução do conceito de casa.




6. Decora:

Voltado para pequenos projetos, esse reality brasileiro passa no GNT. Um arquiteto coordena uma equipe de designers que o ajudam a transformar seu projeto em realidade, modificando por completo um ambiente. O mais interessante desse programa é que ele sempre reforça que a decoração e a funcionalidade andam lado a lado, gerando resultados práticos e com muito estilo. Outro diferencial é que sempre há dicas de elementos no modo “faça você mesmo”.

7. Casas de Sonho:

Enquanto a série acima possui interessantes soluções para a realidade da maioria das pessoas, ou pelo menos indicam adaptações, o foco dessa série e as de baixo é escandalizar através de espa


ços luxuosos e ousados. Esse programa do Discovery World visita mansões caríssimas dos EUA e do Canadá.



8. Minha Casa nas Montanhas:

Outro programa do Discovery World que mostra imóveis de alto padrão, porém o foco aqui é admirar a integração entre as casas e a paisagem, que deve atender aos sonhos dos clientes. As imobiliárias visitam terrenos e residências com visuais incríveis e no fim os clientes devem optar pelo seu espaço preferido.



9. Irmãos à Obra:

Esse é o queridinho das reformas. Do Discovery Home and Health, esse reality consiste em dois irmãos, um corretor imobiliário e um arquiteto empreiteiro, orientando seus clientes na compra de casas e adequando-as para se tornarem uma casa ideal. O que torna o programa ainda mais atrativo é a forma como os clientes participam das reformas, colocando a mão na massa.


10. Ame-a ou Deixe-a:

Enquanto os irmãos da série acima

trabalham em equipe, nesse outro programa do Home and Health a proposta é outra. Um corretor imobiliário e uma arquiteta competem


entre si pela satisfação do cliente. Ele precisa encontrar 3 opções de novas casas, enquanto ela deve reformar a casa atual. No início, cada integrante do casal tende para um lado. Mas no fim devem entrar em um acordo e decidir se vão continuar morando na mesma casa, agora reformada, ou se vão se mudar para uma das 3 casas visitadas.

11. Incríveis por Dentro:

Decorações temáticas e conceituais são exploradas nessa série, que faz parte do catálogo da Netflix. A ideia é apresentar construções que, olhando de fora, podem parecer convencionais, mas que na verdade escondem um mundo à parte, como um aquário interno ou uma montanha-russa no quintal.


12. Espaços Milionários:

Essa é uma série da HGTV que traz uma visão inédita de lugares espetaculares e únicos pelo mundo onde dinheiro não é uma restrição. O programa percorre esses espaços de rico design e luxo em vários países, acessando os lugares mais exclusivos dos variados tipos de construção, como por exemplo casas noturnas, jardins japoneses e resorts.

 

E aí? Qual é a sua preferida?

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page