top of page

Qual a melhor época do ano para construir ou reformar ?

Uma preocupação que chega até nós sobre a construção de uma casa diz respeito à época do ano ideal para começar a construção, até mesmo porque os atrasos são prejudiciais para o cumprimento dos prazos que você estabeleceu.

Esse planejamento para a construção de uma casa deve levar em conta algumas variáveis e alguns detalhes às vezes podem passar despercebidos. Existe a preocupação com o projeto da casa, as contratações dos profissionais na obra, os materiais e a documentação.

Todas essas questões acabam por refletir no prazo de entrega da obra. E, além dessas variáveis, esse prazo pode ser diferente dependendo da época do ano que você escolhe para executar a sua obra.

Nesse post, falaremos sobre os fatores mais relevantes: o clima e o comportamento do mercado da construção.


Antes de continuar sua leitura, saiba que publicamos este conteúdo em forma de vídeo:



  • CLIMA:

O fator mais relevante para essa questão diz respeito ao clima. O período de chuvas deve ser evitado para realizar os serviços do início da obra, principalmente terraplanagem e estruturas, que são mais expostas e mais sensíveis às chuvas. Trabalhar nessas etapas no período das chuvas pode gerar retrabalhos e atrasos, comprometendo os prazos e o seu orçamento.

Por isso, o ideal é iniciar sua obra no período da seca.

Em Brasília, por exemplo, a época mais seca situa-se entre abril e setembro.


Isso significa que:

Para realizar um projeto residencial com tranquilidade, ou seja, em torno de três meses, e ainda conseguir construir no período adequado, o ideal em Brasília é contratar um escritório de arquitetura até o mês de abril. Assim, você ainda poderia executar essa parte mais bruta nos últimos meses de estiagem. Considere o mínimo de 3 meses e subtraia esse prazo a partir do último mês de seca da sua cidade, e você encontrará o seu prazo máximo ideal para contratar o projeto de arquitetura e iniciar a construção o quanto antes.

Mas fique atento à velocidade da construção. Se a obra for lenta, por mais que você inicie os trabalhos no período da seca, logo chegarão as chuvas e farão com que você tenha os mesmos problemas de iniciar a obra nas chuvas.

Se você não tem tanta pressa assim, terá a oportunidade de realizar um planejamento mais tranquilo, podendo mitigar os problemas nos diversos fatores envolvidos, como: Os prazos e os resultados do projeto de arquitetura, os prazos do projeto estrutural e do projeto de instalações, a compatibilização entre os projetos, as documentações, os orçamentos da obra, os orçamentos de fornecedores e de materiais a ser adquiridos à parte.

Ou seja, se você deseja realizar o seu planejamento com maior tranquilidade, a regra é bem mais simples: contrate um escritório de arquitetura o quanto antes.

Voltando a falar sobre o clima, é importante dizer que o período das chuvas tem sua vantagem quando se fala em jardinagem. Esse é o melhor período para fazer plantios, sendo mais benéfico para a adaptação e o desenvolvimento mais rápido para as suas plantas.

Por isso, você pode realizar alguns plantios nos meses de chuva, enquanto aguarda a seca para começar a construir. Porém, tome cuidado para não plantar em locais que podem ser prejudicados pela obra e pelo maquinário.

  • MERCADO:

No final do ano, o mercado da construção fica mais aquecido, com as pessoas buscando fazer modificações para as festas de final de ano, ou querendo tirar o atraso de objetivos postergados durante o ano que está acabando, ou até mesmo pensando em iniciar o próximo ano com mudanças significativas.

Já no início do ano, até o carnaval, o mercado da construção costuma estagnar um pouco, e esse pode ser o melhor momento para comprar materiais ou contratar um serviço. Nesse período, você pode buscar promoções e encontrar um atendimento mais bem preparado, sem as grandes movimentações do final do ano.

É bem verdade que esse período de maior tranquilidade no mercado da construção é diferente do melhor período para iniciar a obra devido ao clima.

Porém, leve em conta que os serviços e materiais a serem buscados no início do ano podem referir-se aos acabamentos. Assim, se você iniciar sua obra na seca, pode realizar essas buscas no início do ano enquanto sua obra encontra-se na etapa de acabamento.

Também é interessante observar que, se esse é um período de estagnação do mercado como um todo, você pode conseguir bons preços ao pedir orçamentos para as construtoras, mesmo que você só vá iniciar a sua obra um pouco mais adiante.

  • PROMOÇÕES:

O final do ano pode ser muito interessante para mobiliar a sua casa, pois temos as promoções de blackfriday.

Em Brasília, porém, podemos encontrar liquidações no Casapark no meio do ano.

 


Em resumo, no mundo ideal:

  • Faça o seu planejamento com tranquilidade a partir do projeto de arquitetura (o quanto antes);

  • Prepare-se para iniciar a obra muito antes da seca;

  • Inicie a construção no período da seca;

  • Realize compras e contratações no início do ano;

  • Aproveite e planeje-se para participar de promoções para a compra de móveis;

  • Faça plantios no período chuvoso.

Vale observar que somente em climas como o de Brasília temos o privilégio de poder realizar grande parte da obra sem chuvas. Portanto, você não deve se prender a isso.

Lembrando que sempre podemos avaliar caso a caso, e conversar para encontrar uma boa solução com relação aos prazos de projeto, prazos de obra e planejamento em geral.

879 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page