Projeto pronto ou contratar um escritório de arquitetura?
top of page

Projeto pronto ou contratar um escritório de arquitetura?

Comprar planta pronta ou contratar um escritório de arquitetura? Qual dessas é a melhor opção para você? Qual é a opção que traz os melhores resultados?

Caso você tenha dúvidas sobre este assunto, acompanhe as nossas orientações. Aqui lhe apresentaremos as vantagens de cada um desses dois cenários, para ajudar você a decidir.

Antes de continuar sua leitura, saiba que também publicamos este conteúdo em formato de vídeo:





Projeto pronto


  • Praticidade

É como comparar a compra de uma casa à construção de uma casa do zero. Comprar uma casa é mais fácil. Isso também se aplica ao projeto da casa.

A internet, em contrapartida, permite a solução prática de comprar um projeto.


  • Velocidade

Um ponto positivo de adquirir uma planta pronta é a agilidade, já que você não tem que esperar o profissional concluir o projeto e você ter que aprová-lo.

Pode ser, então, que você logo de cara encontre uma opção de projeto que seja compatível com os seus desejos.

  • Comodidade

Antes de contratar um escritório de arquitetura, você faz uma busca por referências ou portfólios, além de conversar com os profissionais, para se sentir seguro com a sua escolha.

Quando você compra um projeto, já tem o trabalho de arquitetura exposto, ou seja, consegue visualizar de forma mais concreta o que você está comprando.


  • Economia em curto prazo

Sem dúvidas, o projeto pronto é mais barato. Afinal, não serão feitos estudos, criações exclusivas e grandes personalizações.

Esse é um ponto muito vantajoso para quem não tem oportunidade de acesso a um arquiteto ou realmente não vê necessidade de algo além do que os projetos prontos oferecem.




Escritório contratado


  • Personalização

Cada pessoa é única, em seus gostos, hábitos e necessidades.

Além disso, cada terreno tem suas peculiaridades e cada cidade/ condomínio tem suas normas diferentes de construção.

A personalização permite maior bem-estar e praticidade no seu dia-a-dia e melhor aproveitamento das peculiaridades de cada local.


  • Planejamento

Um projeto contratado é, geralmente, muito mais completo. Contém etapas que levam a pensar em melhores soluções para o seu caso, além de detalhamentos e representações que levam a uma construção mais correta. Tudo isso evita tomadas de decisões estressantes e desperdícios na obra, além de reduzir a necessidade de reformas.


  • Economia em médio prazo

Como você tem a possibilidade de pensar em alguma solução com a qual você só se depararia lá na frente, é mais econômico fazer essas escolhas no momento do projeto.

As questões relacionadas ao planejamento e à personalização, citadas acima, refletem em muito na economia em médio prazo. Afinal, evitar reformas desnecessárias, desperdícios de materiais e de tempo, são fatores diretamente relacionados à economia.


  • Investimento

Além da economia no médio prazo, contratar um projeto de arquitetura pode ser financeiramente mais vantajoso em longo prazo. Isso acontece porque sua casa tende a oferecer diferenciais que serão notados por potenciais compradores, caso você pense em vender sua casa algum dia.

É claro que, além do investimento econômico, o projeto de arquitetura também é um investimento de vida.

 

Dito isso, acreditamos que agora você tenha boas bases para fazer a decisão mais acertada. Cabe avaliar suas prioridades de economia e estilo de vida.

No fim das contas, o que vai falar muito são as suas possibilidades no curto prazo e a sua visão de médio prazo e longo prazo.


Você pode salvar este artigo e checar as vantagens sobre ambos os casos. Assim, você saberá se sua escolha realmente está fazendo sentido dentro das vantagens que você está procurando.

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page