O que os arquitetos fazem?

Atualizado: Abr 13


Quais são as atribuições do arquiteto? Essa é uma dúvida que alcança muitas pessoas.

Esse é um assunto muito amplo, por isso vamos simplificá-lo aqui.

Frequentemente, essa profissão é confundida com a dos engenheiros, designers de interiores e decoradores.

Ao comparar as grades curriculares desses cursos, conclui-se que o arquiteto é o único profissional habilitado a realizar projetos arquitetônicos e urbanísticos. Podem também, a depender de seu tamanho e complexidade, realizar projetos paisagísticos, estruturais, decorativos e de instalações, além de coordenar obras.

A profissão do arquiteto é bastante humanista. E isso não deve ser reduzido a “pensar na beleza”. Cabe aos arquitetos o papel de compreender as necessidades dos indivíduos e das comunidades, em suas diversas variáveis, que são a relação entre o ser humano e o espaço, em todas as escalas (da cidade à cadeira, como se costuma dizer).

O que diferencia a arquitetura das demais profissões é, sobretudo, seu caráter generalista, que a capacita a enxergar o projeto e concebê-lo à luz dos diversos aspectos, incluindo funcionalidade, estética, conforto e técnica. Por isso, o arquiteto é o profissional mais indicado para supervisionar e compatibilizar todos os projetos envolvidos na construção civil.

Justamente por essa característica global, o arquiteto deve ser o primeiro profissional a ser contratado para iniciar qualquer projeto. Na realidade, uma dica para quem está pensando em construir é envolver o arquiteto no processo antes mesmo de contatar o corretor. Alguns arquitetos podem auxiliar na escolha do melhor terreno para você. E, por seu leque de atuação ser muito vasto, o quanto antes você incluir o arquiteto, maior será a afinidade de vocês e melhor será a compreensão dele sobre suas necessidades. O escritório Numen - Arquitetura, por exemplo, realiza esse tipo de visita aos terrenos e os analisa sob diversas condições.

As atividades desempenhadas pelos arquitetos são divididas nesses grupos:

  • PROJETO

  • EXECUÇÃO

  • GESTÃO

  • MEIO AMBIENTE E PLANEJAMENTO REGIONAL E URBANO

  • ATIVIDADES ESPECIAIS EM ARQUITETURA E URBANISMO

  • ENSINO E PESQUISA

  • ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Quem quiser se aprofundar sobre as atividades desenvolvidas pelos arquitetos pode acessar:

Lei n° 12.378, de 31 de dezembro de 2010

Resolução n° 21, de 5 de abril de 2012 do CAU/BR


#escritorioarquiteturabrasilia #escritórioarquiteturabrasília #arquitetosbrasília #orientações #projeto

101 visualizações
Fique por Dentro