top of page

5 mitos sobre a contratação de arquitetos

Atualizado: 7 de jul. de 2021


Muitas pessoas não sabem o que faz um arquiteto ou quando é necessário contratar um escritório de arquitetura. Muitos acham que essa contratação custa muito caro ou que os arquitetos fazem apenas grandes projetos. Para que você não venha a ter problemas futuramente ou sua obra siga sem um profissional para acompanhá-la, preparamos este post para desmistificar os principais motivos de hesitação em procurar um arquiteto.

1. Contratar arquiteto sai caro.

Mito!

É claro que existe, sim, um custo para contratação do profissional que vai pensar no seu espaço. Esse custo varia, por exemplo, de acordo com os serviços que você procura contratar e a experiência que o escritório de arquitetura possui.

Porém, o risco de realizar qualquer tipo de obra sem o projeto de arquitetura e sem o correto planejamento gera imprevistos e desperdícios, que poderiam ser evitados com um projeto bem elaborado em mãos.

A verdade: Um bom projeto de arquitetura vai te auxiliar no planejamento de tempo e de custos, além de reduzir custos em alterações e evitar desperdícios.

2. Vai demorar demais.

Mito!

O planejamento envolvido em uma obra demanda tempo. Por isso, a demora faz parte de um projeto bem pensado e bem feito. Por essa razão, é preciso que o cliente seja consciente de que ele deve se organizar previamente para que o processo flua de maneira clara e coerente.

Apesar do tempo envolvido no projeto, vale observar que a ausência do mesmo leva a imprevistos, confusões e indecisões no momento da obra. Esses fatores geram desgastes e atrasos no decorrer da construção.

A verdade: Após o processo de projeto, a obra flui melhor e a execução se torna mais simples.

3. Eu me viro sozinho, já sei tudo que eu quero.

Mito!

É natural que as pessoas sonhem com seu projeto e por isso afirmem que já sabem tudo o que desejam. O que deve ser observado, porém, é que o arquiteto coloca-se no caminho entre o que você já sabe que deseja e aquilo que pode ser colocado em prática e de que forma isso será feito. Ao tomar atitudes precipitadas, é comum surgir aquela frase: "não foi bem assim que eu pensei!".

A verdade: É ótimo saber o que quer. Ao procurar um arquiteto, você pode colocar suas ideias em prática, de forma bem representada ou até mesmo descobrir que algumas delas não eram exatamente o que você procurava.

4. Se um arquiteto fizer meu projeto, vai ficar com a cara dele e não com a minha.

Mito!

Ao fazer uma boa contratação, o que pode acontecer é de o arquiteto ir além do que você deseja e propor outras soluções. Mas isso tudo deve se encaixar em suas necessidades. É parte da função do arquiteto ouvir os desejos dos clientes e captar tudo que eles sonham, e então colocar em prática. Uma dica é: perguntar ao arquiteto que você quer contratar qual é seu modo de trabalhar em relação a isso.

A verdade: Um bom arquiteto deve buscar a satisfação do cliente, incluindo a personalização de seu projeto e um olhar para os clientes de forma individual, sabendo que cada pessoa possui necessidades e vontades próprias.

5. Eu só quero fazer um quarto, não preciso de arquiteto.

Mito!

É engano acreditar que só quando houver um projeto grandioso ou pomposo é que deve ser contratado um arquiteto. Todas modificações que você fizer em um espaço merece a atenção e a dedicação de um profissional capacitado para projetar, seja em sua residência, escritório ou loja. Dependendo do que você deseja, há outros profissionais capacitados, como designers de interiores, mas não tenha vergonha de contratar um arquiteto para projetar "só um quarto".

A verdade: Existem diversas escalas no trabalho do arquiteto e, inclusive, muitos trabalham apenas com interiores. Você também pode optar pela consultoria se um projeto não for necessário.

 

Esperamos que você tenha entendido melhor sobre nosso trabalho e sobre como podemos e queremos lhe ajudar.

Se você ainda tem alguma objeção ou gostaria de contar alguma experiência, deixe nos comentários!


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page