Dicas para quem vai fazer home office na quarentena


Muitas empresas adotaram o trabalho por home office, devido à quarentena decorrente da pandemia causada pelo coronavírus. Essa é mais uma maneira de distanciamento social que ajuda a

desacelerar a disseminação do vírus.


Engana-se quem pensa que é fácil fazer home office. Apesar dos benefícios em relação aos riscos de saúde e algumas economias, os desafios relacionados a distrações e adequação do espaço estão presentes nesse sistema.


Preparamos essas dicas para quem não está acostumado com essa jornada ou deve orientar sua equipe neste momento.


Dicas gerais


1. Se organize no dia anterior

O importante é estabelecer com quais tarefas e obstáculos pessoais você vai lidar nos horários de trabalho, que podem ser divididos em blocos, por exemplo. Se você adota os blocos de trabalho, aqui vai uma dica: um aplicativo para computador chamado Focus, que monitora seu tempo de produção. Não se esqueça do armazenamento em nuvem e dos backups, deixe essas ferramentas a postos.


2. Tire o pijama

A gente sabe que existe aquela imagem de que é gostoso trabalhar de pijama. Mas você precisa passar a mensagem para si mesmo e para quem está em casa de que é hora de produzir.


3. Comunicação é tudo

Conte com a colaboração da sua família. Em família, não se esqueça de ser criativo nas ocupações das crianças, organize o hominho delas também para lembrá-las das tarefas que elas têm. Estabeleça um canal de comunicação urgente para evitar distrações, por exemplo: "Vou me isolar até as x horas. Se for urgente, me ligue!".


4. Faça pausas

É engano tentar ser extremamente produtivo adotando o método de não fazer pausas. Além de fazerem bem para o seu equilíbrio corporal, mental e emocional, as pausas ajudam você a rever o que está fazendo e, portanto, ajudam na sua produtividade.


Dicas em equipe


1. Comunicação

Para a equipe de trabalho, você pode usar ferramentas como o Trello, onde todos podem ver o andamento das tarefas. Ferramentas de videoconferência também são úteis para comunicações que precisam levar em conta as expressões humanas para não deixar mal entendidos. O Google Drive têm diferentes formatos de documentos em que vocês podem trabalhar juntos em tempo real.


2. Paciência e colaboração

Sejam realistas. Se vocês adotaram o método do home office em caráter de urgência, logo vão perceber que há obstáculos com os quais vão ter que lidar aos poucos. Ajudem-se e compartilhem dicas uns com os outros. Vocês podem eleger um líder para gerenciamento das tarefas.


3. Um pouco de leveza

Não é porque o clima é de preocupação e cada um está isolado em casa, que vocês não devam manter a motivação e o contato humano. Compartilhem sobre suas conquistas, pois isso é muito importante para manter a equipe em movimento, especialmente num momento em que a tendência é o desânimo. Para manter uma relação mais próxima, compartilhem fotos que não estão relacionadas ao trabalho: a mesa de almoço que você arrumou, o café que você fez ou uma pausa no jardim. Compartilhem suas playlists de trabalho.



Dicas do ambiente


1. Escolhendo o local

Escolha um lugar tranquilo, bem arejado e sem distrações. Posicione sua estação de trabalho próxima a uma janela, que ilumina seu ambiente e por onde o ar circula.


2. Delimitação

Pode ser que seu trabalho esteja compartilhado com outros ambientes, como a sala ou o quarto. Pense na melhor maneira de delimitar o espaço, mesmo que seja de forma simbólica: use um elemento decorativo, plantas ou uma decoração diferente.


3 Luz natural

A luz natural te mantém mais atento, ajudando na produtividade, além de fazer bem à saúde. Se a luz do sol incomoda, lance mão de elementos que barrem sua incidência, como persianas e brises. O ideal é posicionar o computador de modo que a luz do sol não ofusque a tela, ou seja, a tela não deve estar de frente para a janela.


4. Luz artificial

É importante manter uma iluminação focada para o seu trabalho. Se você vai usar lâmpadas de LED acima da mesa, grosso modo use 25 watts para espaços médios e 12 watts para espaços pequenos. O ideal é optar pela luz fria, que te mantém mais acordado.


5. Mobiliário

Lembre-se de manter o conforto para a saúde da sua coluna. Um modo legal de improvisar uma mesa é utilizar cavaletes. Quadros e organizadores são aliados. Para deixar o ambiente mais agradável, use plantas, aromas e boa música.


6. Seja criativo

Veja os recursos que possui em casa para confeccionar seus organizadores e prateleiras.

Você pode criar playlists próprias para o trabalho, que ativem o gatilho para produzir.

Pense em um local bonito para realizar suas videoconferências. Que tal o jardim? Ou um novo papel de parede?

O home office é uma forte ferramenta de autoconhecimento, pois força você a entender como e quando você funciona melhor. Utilize isso a seu favor. O que você tem aprendido? Compartilhe com a gente!


#escritórioarquiteturabrasília #matérias #dicas #casas

142 visualizações
Fique por Dentro