Projetando uma casa de esquina | Casa Zevi
top of page

Projetando uma casa de esquina | Casa Zevi

Atualizado: 29 de out. de 2021

Desafios:

  • Pensar em duas fachadas principais, por ser de esquina

  • Aproveitar a melhor vista (oeste)

  • Integrar a garagem à área gourmet

  • Trazer privacidade para a área de lazer em um terreno pequeno


Seguindo as premissas iniciais, dispusemos as funções da casa da seguinte maneira: para criar privacidade da área de lazer tanto em relação ao vizinho quanto em relação à rua, optamos por proteger essa área, colocando-a na divisa lateral com a rua.

Dessa forma, mantivemos também a vista livre das salas e da cozinha. Para manter a vista das duas suítes e preservar o escritório do sol poente, locamos as suítes mencionadas nas extremidades da casa, com janelas com tamanho moderado.



A fachada frontal da casa se destaca por seu volume sóbrio, ao mesmo tempo em que a horizontalidade do volume posterior segue o comprimento do terreno. O volume frontal foi um grande desafio, por evidenciar a interação entre duas fachadas, já que a casa é de esquina. Ao mesmo tempo, a entrada da casa ficaria num volume mais recuado, em prol da privacidade das áreas sociais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀

O aproveitamento do desnível do terreno permite o melhor dos mundos para a área de lazer: integração, privacidade e vista. Foi de grande valia esse aproveitamento. Explicamos como ele foi pensado: o próprio caimento existente do terreno cuida de deixar a parte onde colocamos a piscina mais alta em relação à visão da rua. A privacidade da área de lazer, portanto, é garantida: de um lado, pelo volume da casa; pelo outro, pelo muro. Esse muro, embora seja alto em relação à rua, não prejudica a vista, pois tem apenas 90cm de altura em relação à parte de dentro.






Seguindo essa linha de privacidade, fizemos a sala recuada, em relação à esquina. Dessa forma, não teríamos uma entrada principal em evidência no volume da casa, como se costuma fazer, seja no hall ou na sala. Para recuperar esse elemento da entrada marcada, fizemos a entrada pela divisa do terreno bem elaborada.


A garagem integrada à área gourmet também é um fator diferencial. A solução dos painéis de correr entre esses dois ambientes vai ao encontro da privacidade: a área de lazer não é visível no dia-a-dia, mas quando tiver uma festa maior, abrem-se os painéis e pode-se aproveitar também a garagem.


---


Veja mais em:


Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page