Modernizando uma fachada | Casa Novak
top of page

Modernizando uma fachada | Casa Novak

Atualizado: 29 de out. de 2021

Reforma de Fachada | Park Way | Área de intervenção: 290m²


Cerca de 10 anos atrás, a casa passou por uma intervenção em metade da sua área, onde se reformou toda a área privativa da casa, atualizando a estética para padrões mais modernos e elevando o padrão de qualidade. Assim, a casa ficou com metade original e a outra metade reformada.

Então, em 2020 o casal de proprietários decidiu concluir a reforma da casa, modernizando e ampliando toda a área social da residência: salas, cozinha, área de serviço e área gourmet.

Foi desse modo que recebemos esse grande desafio de fazer a área antiga se adequar à área nova projetada por um escritório que já projetava mansões enquanto estávamos fazendo vestibular para arquitetura.

Dividimos, então, o trabalho entre: Arquitetura, que foi feita por nós; e o design de interiores, feito pela Arquiteta Camilla Jankel.


Todo o exterior, da mesma forma que o interior projetado pela Camilla, busca:

  • ser sóbrio;

  • preservar a escala um tanto monumental da residência;

  • e se mesclar com os materiais nobres já utilizados no outro lado.

Oferecendo, assim, uma unidade ao conjunto, tanto em termos de espaços quanto em termos de texturas.


A fachada frontal foi o maior desafio, pois é onde se pediam as maiores alterações estéticas e volumétricas. Decidimos retirar o telhado colonial e criar um volume estendido, com a ampliação da garagem para melhor acomodar os 4 carros em sua largura.

Então, fizemos esse volume mais rebaixado do que o original, para evidenciar a horizontalidade do lado esquerdo da fachada.

Feito isso, criamos uma clara distinção entre as duas metades da casa, que ressaltamos com o acréscimo de um volume preto e esbelto entre elas, formado por brises verticais que preservam a privacidade do escritório acima, mas mantém a vista por meio da abertura quadrada, que emoldura a paisagem. Tudo isso compondo um dueto com os três pinheiros que já existem lá há décadas.


Para a fachada posterior e a área de lazer, muito mais gregária do que a principal, criamos a área gourmet, que funciona como uma sala de estar bastante ampla e incorporada ao jardim, por meio de grandes portas de vidro para proteger das chuvas e ventos. A área gourmet é ligada às salas da casa através de uma escadaria de mármore acomodada ao desnível do terreno.

As vigas metálicas oferecem suporte ao brise móvel que projetamos no teto da área gourmet, ao mesmo tempo em que servem de coroamento para a parte mais elevada já existente. Assim, demos uma continuidade entre o volume existente e o volume mais abaixo.


Esse é um pequeno resumo da Arquitetura dessa residência incrível que é a Casa Novak. E tudo isso graças às boas conversas com o Agustinho e a Rita, sempre acompanhadas dos seus deliciosos bolos.


Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page