Projetando uma casa em níveis | Casa Liberi
top of page

Projetando uma casa em níveis | Casa Liberi

Atualizado: 2 de jun. de 2022

Volumes livres e planos livres: foi com essa premissa que iniciamos o projeto dessa residência. Isso permitiu que criássemos diferentes disposições para as variadas situações que os ambientes exigiam.

Aproveitamos o caimento do terreno para criar diferentes níveis: o primeiro pavimento, o segundo pavimento e a área de lazer, que é um jogo de níveis à parte.


Se você se interessa por Topografia, pode adquirir o livro



Os materiais combinam o leve com o rústico. O hall se encarrega da monumentalidade da casa, enquanto a sala se torna mais acolhedora e se abre para a bela vista da paisagem. Essa vista é complementada pela área de lazer.


Os principais desafios para o projeto foram:

  • Pensar em fachadas com ornamentos simples, como é do gosto dos clientes;

  • Combinar elementos rústicos com elementos mais leves;

  • Trabalhar os diversos níveis do terreno, que é bastante inclinado.


Durante o desenvolvimento do projeto, buscamos criar um dinamismo entre os planos e volumes, para que eles mesmos fizessem parte da ornamentação das fachadas. Dessa forma, tanto a fachada principal quanto a fachada posterior trazem volumes desencontrados e elementos em linhas contínuas.


Combinamos elementos rústicos com elementos mais leves, de forma a criar um equilíbrio na materialidade. Essa ideia de equilíbrio na maneira de usar os materiais também é transferido para os interiores e pode ser percebida logo na escada principal, no hall de entrada: com uma forma ousada, combina a robustez do metal fechado, de um lado, com a leveza do guarda-corpo aberto, do outro lado.


Falando no hall, vamos aproveitar para falar sobre como a casa se desenrola: O hall leva até a sala, sem antes passar pela parte privativa do primeiro pavimento. Sala e cozinha são um ambiente comprido e único, com vista para a paisagem e para a área de lazer.


Ao subir, encontramos um acesso a uma das varandas, com vista para a paisagem; depois, encontramos uma pequena copa, que dá acesso a outra varanda, com vista para o pôr-do-sol; temos duas suítes secundárias e um escritório; e por, fim, temos a suíte máster, com ventilação cruzada e uma varanda privativa para a paisagem. Além da vista através da varanda, a suíte máster conta com a vista a partir do quarto e a partir da banheira.



Voltando para o térreo, podemos prosseguir para a área gourmet, bem próxima à piscina, com borda infinita e sauna integrada. O volume da área gourmet se faz surgir a partir do volume da casa.

A área gourmet se desenvolve em outro nível, de forma independente da casa, criando uma liberdade em seu espaço, enquanto mantém a atmosfera de tranquilidade na área da sala.


Esse trabalho com os níveis permitiu a criação de formas diferentes de utilizar e de sentir os espaços, sejam eles em escadas internas ou em jardins, gerando passeios divertidos e trazendo dinamismo para a residência.


Algumas curiosidades:

A casa tem 7 escadas, 4 níveis e 9 metros de caimento.



Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page