COPA 2022 | Conheça a Arquitetura de TODOS os Estádios da Copa no Qatar
top of page

COPA 2022 | Conheça a Arquitetura de TODOS os Estádios da Copa no Qatar

Atualizado: 25 de nov. de 2022

Já estamos acompanhando um dos eventos mais esperados, a nível mundial: a Copa do Mundo! Essa é a primeira Copa do Mundo que acontecerá no Oriente Médio.

O Catar é a sede do campeonato, que acontece no final do ano, diferentemente das outras copas. Isso devido às altas temperaturas que o Catar enfrenta no meio do ano.


Serão oito diferentes estádios. E, por ser um país já conhecido por uma arquitetura ousada, é claro que o Catar apresentaria estádios que chamam atenção pelas suas construções. Os oito estádios da Copa do Mundo de 2022 são:

  • Estádio Al Bayt

  • Estádio Al Janoub

  • Estádio Al Thumama

  • Estádio Ahmad Bin Ali

  • Estádio Education City

  • Estádio 974

  • Estádio Khalifa International

  • Estádio Icônico de Lusail

Nós fizemos uma compilação sobre esses estádios, com suas curiosidades arquitetônicas, e trouxemos aqui para vocês.


Antes de continuar sua leitura, saiba que publicamos este conteúdo em forma de vídeo:



1. Estádio Al Bayt


O estádio foi inspirado nas tradicionais tendas nômades e foi assinado pelo escritório AS+P Albert Speer + Partner em parceria com a Dar Al-Handasah. Localizado na cidade de Al-Khor, esse estádio é um dos maiores da Copa de 2022, com capacidade para 60 mil espectadores, e sediará a cerimônia de abertura e a primeira partida da Copa. Este estádio será utilizado em várias partidas do campeonato.


O projeto, tipo uma concha assimétrica, homenageia a história do país e destaca a cultura e as tradições locais, fazendo menção às tendas beduínas. A cobertura dos assentos é removível, como uma tenda nômade, reforçada pela cor vermelha.


Na parte externa, as linhas pretas e brancas no sentido horizontal se contrapondo fazem referência aos símbolos usados pelos povos antigos para comunicar qual era a sua tribo.

A estrutura começou a ser feita em 2015 e foi inaugurada em 2021. Em janeiro de 2020, a obra recebeu certificados de sustentabilidade, gestão de construção e eficiência energética. Outra questão que chama atenção é sua conectividade com diversos sistemas de transporte, facilitando o acesso do público.


Após a Copa, a tenda será retirada e entregue a países menos desenvolvidos que precisam de mais infraestrutura no esporte.

E, para finalizar, outra curiosidade sobre esse estádio é que, em seu interior, há um luxuoso hotel, contendo varandas com vista para o campo.



2. Estádio Al Janoub


O escritório Zaha Hadid Architects foi selecionado para desenvolver esse projeto em 2013. O estádio fica na cidade de Al Wakrah e tem capacidade para receber 40 mil pessoas.

O projeto é inspirado na história da cidade, marcada pela tradição dos mergulhos apanhadores de pérolas, pescadores e barcos veleiros. Por isso, o estádio tem um design futurista que faz referência às velas dos tradicionais barcos Dhow. Outro ponto de destaque é o ziguezague de suas costuras, que foi inspirado nas formas caligrafia árabe.

O local foi inaugurado em 2019 e receberá partidas até as oitavas de final. Após a Copa do Mundo, a capacidade do estádio será diminuída para 20 mil torcedores, já que os outros 20 mil assentos serão doados a projetos de desenvolvimento para futebol em outros países. Para garantir seu uso no longo prazo, estão sendo desenvolvidas unidades de recreação, escola, espaço de eventos, pistas de ciclismo, hipismo e corrida nos arredores do estádio.


3. Estádio Al Thumama


Esse é mais um design que homenageia a cultura árabe, dessa vez através da sua fachada, que é inspirada nos padrões têxteis de um gahfiya, espécie de touca usada por homens muçulmanos. O projeto é do escritório Arab Engineering Bureau. O estádio está localizado a 12 quilômetros de Doha, a capital do país, possui capacidade para 40 mil pessoas e receberá jogos até as oitavas de final.

O estádio foi inaugurado em 2021. Os profissionais envolvidos no projeto garantem a economia de 40% a mais de água do que um estádio convencional, fazendo reutilização de água para irrigar áreas verdes.


Árvores nativas cobrem a maior parte da paisagem, com 50.000 km² de área de parque integrados ao estádio. Além disso, a climatização interna chega a 18ºC.


4. Estádio Ahmad Bin Ali


O estádio foi assinado por BDP Pattern, Ramboll e AECOM. Fica na cidade de Al Rayyan e tem capacidade para quase 45 mil pessoas.

Sua fachada ondulada é feita com padrões que fazem menção a diversos aspectos da cultura, como a importância da família, a beleza do deserto, a flora e a fauna nativas e o comércio local e internacional. Foi inaugurado em 2020 e já é conhecido como “portal do deserto”.


Quer fazer uma consultoria para sua casa ou sua área de lazer?

Então vem aqui! 👇


5. Estádio Education City

Localizado na Cidade da Educação, esse estádio tem um design assinado pelo escritório Fenwick Iribarren Architects e está envolto por instalações acadêmicas e organizações esportivas, que ficam em Doha. A estrutura comporta mais de 45 mil pessoas.

Durante a sua construção, os escavadores descobriram rochas datadas de 20 milhões a 30 milhões de anos atrás. Isso os forçou a escavar mais 17 metros para baixo, até que o campo ficasse no nível do mar, onde as temperaturas são mais frescas.

A fachada apresenta padrões triangulares, fazendo uma releitura dos arabescos tradicionais, que parecem mudar de cor ao longo do dia, conforme o movimento do sol. O estádio foi finalizado e aberto ao público em 2020, passando a ser chamado de “diamante do deserto”, devido aos recortes na estrutura que lembram as faces de um diamante.


6. Estádio 974

Esse foi um projeto que também foi assinado pelo escritório Fenwick Iribarren Architects e tem capacidade para 40 mil pessoas. Também fica localizado em Doha.

O design foi inspirado no comércio internacional e na navegação marítima do país. O Estádio 974 possui esse nome pois essa é a quantidade de contêineres usados na construção. 974 também é o código de discagem do país.

Essa construção foi inaugurada em 2021 e será totalmente desmontada após a Copa para ser usada como empreendimento beira-mar pela comunidade.


Atentos às inovações tecnológicas no esporte, apresentamos a vocês o

Curso de Tecnologia no Esporte. 👇 Vem conferir!

7. Estádio Khalifa International


Esse estádio foi construído em 1976, na cidade de Al Rayyan, e já sediou diversos jogos importantes, como: a Copa do Golfo de 1992, a Doha Grand Prix de 1997, os Jogos Asiáticos de 2006, os Jogos Pan-Árabes de 2011, a Copa da Ásia de 2011, o Campeonato Mundial de Atletismo de 2019 e a Copa do Mundo de Clubes de 2019.

A sua ampliação é do ano de 2017, com projeto assinado pelo escritório Aspire Zone Foundation. Agora ele tem capacidade para acomodar 40 mil pessoas e é equipado com uma alta tecnologia de refrigeração.


8. Estádio Icônico de Lusail

Esse foi um projeto do escritório Foster + Partners com parceria do Populous e é o estádio que sediará a final da Copa do Mundo de 2022. Com a maior capacidade de todos os estádios do país, ele pode receber até 80 mil pessoas. Essa estrutura também fica próxima à capital, Doha, a uma distância de 15 km.

O estádio foi inaugurado no final de 2021 e também é conhecido como Icônico de Lusail.

Seu design é inspirado na interação de luz e sombra que vemos na lanterna Fanar. A forma estrutural e a fachada repetem os motivos de peças artísticas e de mobiliário presentes na cultura árabe desde suas primeiras civilizações.

“Nossa ambição era criar uma forma marcante, ainda que simples, que refletisse a função do edifício, respondesse ao clima do Qatar e aumentasse o aspecto teatral do evento. A experiência de chegada é intuitiva e imersiva. Os espectadores embarcam entre duas camadas de assentos que foram intencionalmente comprimidas para aumentar a sensação de drama à medida que emergem na generosa área de assentos inundada de luz natural.” - Luke Fox, chefe de estúdio, Foster + Partners

Após a final da Copa, 20 mil assentos serão retirados, para dar lugar a centro comunitário multifuncional, com escolas, lojas, cafés, clínicas de saúde e instalações esportivas.

O que você achou dos estádios da Copa do Mundo? Qual deles é o seu favorito?




 

Fontes:


Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page