Como fazer meu arquiteto me entender?
top of page

Como fazer meu arquiteto me entender?

Atualizado: 2 de jun. de 2022


Afinidade não é tarefa fácil. Demanda muito tempo, muita conversa e observação. E não existe uma receita.

Se você sente que vocês não tiveram êxito nessa tarefa, a primeira dica para fazer com que seu projeto saia como você deseja é: se expresse!

Não sabe como? Aqui vão algumas sugestões.


Para te ajudar a aprimorar sua comunicação em qualquer área, conheça o livro



NÃO TENHA VERGONHA DE DESENHAR

Em geral, arquitetos não são experts em desenho e pode ser que façam desenhos tão toscos quanto os seus. Às vezes, é nas linhas mais simples que a ideia fica clara. O arquiteto deve deixar os clientes à vontade, pois ingressa na sua intimidade.

Portanto, se você tem uma ideia em mente, tente desenhar para explicá-la melhor.

DIGA QUE NÃO GOSTOU

Você sabe o quanto o profissional se dedicou para te apresentar uma proposta. Você não vai querer frustrá-lo. Certo? Errado! Arquitetos que gostam de ouvir um “não” serão os mais dedicados, pois perceberão de forma clara onde estão errando e onde estão acertando.

É mais frustrante não ver sua empolgação e sua satisfação quando a obra está pronta. O momento do projeto é o momento certo para colocar todas as suas ponderações na mesa.

Mas quando gostar, por favor, seja gentil e fique feliz. Nós agradecemos.

E DIGA POR QUÊ

Parece óbvio, mas é uma simples pergunta que muitos arquitetos se esquecem de fazer ou têm receio.

Acha que deveria ser maior ou menor? Mais claro ou mais escuro? Mais alto ou mais baixo?

Quanto mais você justificar ao dizer que não gostou de algo, mais curto vai ser o caminho até que vocês se ajustem.

O mesmo vale para quando você gostar de algo. Ao explicar por que você gostou, você estará mandando sinais ao arquiteto de como acertar com você.

MONTE SUAS REFERÊNCIAS

Seu projeto é único e você não quer que seu arquiteto saia por aí copiando, aleatoriamente, imagens que você passa para ele, não é mesmo?

Essa deve ser uma conversa natural, onde os arquitetos conseguem entender por que você está mostrando aquelas imagens, e quais foram os elementos que te chamaram a atenção nelas. O dever do profissional é adequar esses gostos à sua realidade.

Você pode usar, por exemplo: o EverNote, o Pinterest, o Houzz e o Archdaily.

QUESTIONE

Pode ser que a melhor solução para o espaço não seja a que você tem em mente, mas a que seu arquiteto propôs. Se não gostou de algo, mas pensa em levar em consideração, ouça o que o arquiteto pensou para seu espaço. Talvez você perceba que deve abrir a mente em algum ponto ou que vai pensar a respeito.

 

Sente que seu arquiteto não te entende?

É preciso verificar se a falha está na comunicação entre vocês, na compreensão do profissional ou na quebra de algumas expectativas.

Se você aplicou todas essas medidas de forma transparente, é preciso realinhar alguns princípios, repensar ou reforçar as prioridades.


Vale lembrar que cada escritório de arquitetura possui seu método de chegar a um ponto de crítica ao próprio projeto com base no quanto sabe sobre os desejos dos seus clientes.



Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page