top of page

Casa Térrea x Sobrado: Qual escolher? | Vantagens e Desvantagens; Ponderações

Muitas pessoas levantam o seguinte questionamento quando pensam em construir uma nova casa: O que vale mais a pena: construir uma casa térrea ou uma casa de dois pavimentos? Preparamos este post para te ajudar a fazer essa escolha.

Não apenas te apresentaremos as vantagens de cada um desses dois tipos, mas também traremos algumas ressalvas que podem te orientar melhor nessa escolha.

Antes de continuar sua leitura, saiba que publicamos este conteúdo em forma de vídeo:



Casa térrea

1. Praticidade:

Numa casa térrea, você não precisa subir e descer escadas para transitar entre os ambientes. Qualquer mudança de móveis, limpeza e manutenção pode ser feita mais facilmente.

Isso garante uma maior fluidez entre os ambientes. A praticidade é, sem dúvidas, a maior vantagem da casa térrea.

2. Acessibilidade: A casa térrea é a melhor escolha para quem prioriza a facilidade de locomoção. O deslocamento dos moradores é mais seguro, principalmente no caso de idosos, crianças e portadores de necessidades especiais.

Mas, se você precisa de acessibilidade e não abre mão de morar em um sobrado, também pode considerar elevadores ou rampas, ou até mesmo construir de forma que o pavimento térreo seja independente.


3. Economia e mais velocidade na construção:

A estrutura para suportar uma casa térrea, e também para comportar os ambientes, é uma estrutura mais simples.

Mas esse fator dependerá da escolha do terreno. Afinal, como uma casa térrea pode possuir uma área maior em contato com o solo, ela pode resultar em uma maior movimentação de terra.

A economia da casa térrea também pode ser discutida quando consideramos a área de cobertura e, muitas vezes, a complexidade do telhado. Portanto, a cobertura da casa térrea tem um custo mais elevado.

4. Integração com o meio externo:

A casa térrea é ideal para quem deseja integração com o jardim em todos os ambientes da casa.

Além do contato com o solo, a casa térrea permite uma maior liberdade na distribuição dos cômodos. Assim, a casa térrea tem mais possibilidades de aberturas e, portanto, pode ficar mais arejada.

Essa regra é válida quando o terreno tem grandes dimensões em relação à casa, permitindo que a casa possa ficar mais espalhada no terreno. Do contrário, se o seu terreno for pequeno, fazer a casa mais espalhada apenas faria com que a sua área verde ficasse menor.



Sobrado

1. Aproveitando a área do terreno:

Construindo uma casa de dois pavimentos, a casa fica mais enxuta no terreno e também existe uma maior liberdade para criar os espaços de lazer, afinal esses espaços não prejudicam a privacidade dos quartos.

Assim, sobram mais áreas livres para você criar belos jardins e uma boa área de lazer. Essa vantagem dos sobrados é indiscutível e chega a ser inegociável para muitas pessoas.

2. Aproveitando as vistas:

O segundo pavimento é excelente se seu terreno tem visuais bacanas e você deseja usufruir disso, permitindo até um terraço na cobertura para disfrutar de uma vista ainda mais ampla. Caso a parte superior tenha uma área menor do que a parte inferior, você ainda ganha uma varanda. É necessário saber se o custo/ benefício vale a pena, ou seja, se você realmente terá uma vista que valha o investimento. A falta de uma vista interessante pode ser compensada com um bom projeto paisagístico (se não temos uma boa vista, podemos criar essa boa vista!). Mas se a sua vista para o horizonte for agradável, você pode se arrepender de não fazer uma casa que aproveite essas vistas. Algumas alternativas são: um terraço ou uma casa térrea elevada no terreno.




3. Privacidade:

A divisão por pavimentos delimita claramente a área social e a área privativa da casa.

É muito confortável poder ficar tranquilamente na sua área privativa, sem ser incomodado ou observado, com a liberdade de colocar um filme alto ou uma música alta no quarto, além de poder andar de toalha ou de pijama na área privativa… Além da privacidade dentro da própria casa, o sobrado permite uma maior privacidade em relação aos seus vizinhos se a casa deles for térrea.

Mas, vale lembrar: uma casa térrea bem espalhada permite que cada um tenha o seu espaço, com a sua própria varanda, e talvez até o seu próprio jardim com vista a partir do banheiro.

4. Estética:

O sobrado, geralmente, chama mais atenção e é mais imponente do que uma casa térrea. Também permite um desenho mais interessante e com mais variações, como varandas e pé-direito duplo. Esse é um fator bem relevante para a valorização dos sobrados, que geralmente são mais bem avaliados e mais requisitados do que as casas térreas.

Quanto à estética, um artifício que pode ser utilizado em contrapartida é o falso sobrado. Assim, fazemos um pé-direito mais elevado, ou simplesmente uma fachada mais elevada, para trazer um pouco mais de imponência. Você também pode optar por fazer uma casa térrea bem vistosa horizontalmente quando o terreno permite. E em último caso, não há absolutamente nada de errado se o que você deseja mesmo é a discrição.



Essas características que citamos aqui são bem gerais, pois são muitas variáveis a serem discutidas. É preciso sempre ajustar as suas vontades e os seus valores com um bom projeto de arquitetura. Apresente aos arquitetos as suas prioridades e as suas dúvidas, e mostre os aspectos que te interessam em cada um desses dois tipos de casa. Depois de te orientar com essa escolha, teremos o desafio de valorizar as vantagens e de compensar as desvantagens com boas soluções.

Compartilhe essas informações com seu amigo que está pensando em construir e pode estar indeciso, esse vídeo pode ajudar bastante.


 

Vamos revisar?


Vantagens da casa térrea:

  • Praticidade

  • Acessibilidade

  • Economia e velocidade na construção

  • Integração com o meio externo


Vantagens do sobrado:

  • Aproveitamento do terreno

  • Aproveitamento das vistas

  • Privacidade

  • Imponência


コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page