Essa é uma casa para admirar as estrelas.
De um lado, a casa se estende para baixo.
Do outro lado, podemos alcançar o infinito.
Os principais desafios para o projeto da Casa Astro foram:
Trabalhar com um terreno que fica entre dois enormes muros de arrimo;
O caimento relevante e as muitas árvores que queríamos preservar;
Fazer um terraço para observação do céu;
Otimizar a área da casa para uma área construída com 260m².
Se você gosta de vídeos, também pode se interessar por esse conteúdo: https://www.youtube.com/watch?v=aokzx6lszBE
Desenvolvemos a casa em função do caimento do terreno, sendo que a área social e a suíte máster têm a vista privilegiada para a mata. Assim, criamos um bloco social, que ocupa a maior parte da casa com contato para o exterior e se desenrola em dois níveis; e um bloco privativo, no outro eixo, que é térreo.
Abaixo da sala, colocamos a garagem, com uma pequena oficina, que permite guardarmos outros integrantes da garagem (mais conhecidos como bagunça) e deixarmos a área da garagem livre para os carros. Eventualmente, podemos tirar os carros, estendendo a área gourmet, em caso de um evento que recebe mais pessoas do que de costume. Essa garagem fica bem escondida da visão de quem está passando pela rua.
Ali atrás, ficam escondidos a área de serviço, um banheiro e um escritório/ quarto de hóspedes. Na parte de trás, temos uma jacuzzi e uma piscina. E fizemos um espaço coberto de jardim, que foi trabalhado para ser uma área de estar ao ar livre, próximo à jacuzzi, ao jardim e às árvores já existentes, que serão preservadas. Esse é um dos cantinhos que fizemos para ter contato com a natureza, mas ainda assim, nos manter protegidos pela casa, faça chuva ou faça sol.
Aqui podemos ver como o volume da casa abraça as árvores preservadas:
Subindo, temos a sala e a cozinha totalmente integradas.
Um dos desejos dos nossos clientes é poder ver a televisão da sala a partir da cozinha. Assim, a partir da ilha, eles podem ver a TV. Do outro lado, demos privilégio à visão para a mata numa bancada de café-da-manhã. Afinal, deve fazer bem para a alma contemplar essa vista bucólica logo no início do dia.
O bloco privativo começa com os quartos dos filhos.
Esse é o quarto feito para o nosso cliente mirim, que é fã da Hot Wheels. Ele também adora passarinhos, daí o porquê das jabuticabeiras na frente da janela dele.
Trabalhar essa área da frente foi desafiador, porque criamos uma espécie de corredor externo para entrarmos na casa. Então, tivemos o cuidado de não criar um caminho enclausurado. Para isso, utilizamos a leveza do gramado, algumas plantas e um guarda-corpo de vidro. A brincadeira com o desvio do caminho de entrada quebra a monotonia desse percurso.
Deixando a suíte máster disposta do outro lado, garantimos uma maior privacidade e uma vista privilegiada para o horizonte. O banheiro máster é integrado ao quarto, gerando mais fluidez para o espaço da suíte. No quarto, utilizamos uma janela bilateral, ou seja, uma janela em L, de forma a abrir o ângulo de visão e conseguirmos aproveitar melhor as vistas. A banheira também ganhou uma bela vista.
Para sair da suíte máster, o casal passa por um túnel, ao lado da copa das árvores preservadas. Esse túnel é resultado de termos avançado esse bloco.
Esse avanço evita que as construções dos vizinhos, já existentes, possam atrapalhar a observação do céu e aprimora a privacidade da suíte.
Assim, depois de um café-da-manhã contemplativo, uma reunião divertida com a família, o casal subirá por uma escada reservada, pois ainda há um céu estrelado, com uma luz ambiente e um admira-estrelas, esperando por eles. Esperando que vejam o infinito que podem alcançar juntos.
Commenti