top of page

#BSB60 | 10 livros sobre Brasília que você pode encontrar na Amazon

Atualizado: 26 de abr. de 2022

Seguimos com os posts dedicados à nossa querida cidade de Brasília, que acaba de completar 60 anos. Dessa vez, preparamos uma lista com livros que falam sobre a capital do país.


As leituras que separamos podem ter diversos focos: histórico, bibliográfico, urbanístico, arquitetônico, sociológico, antropológico ou filosófico.


Escolha uma leitura e volte aqui pra contar pra gente o que você achou.

Você recomenda algum que não está na nossa lista?



História e construção

(Adirson Vasconcelos)


Lançado nos 50 anos de Brasília, é uma espécie de Enciclopédia da História de Brasília e de seu fundador, o Presidente Juscelino Kubtschek de Oliveira. O historiador Adirson Vasconcelos reuniu 53 anos de pesquisas para resgatar o dia-a-dia da Capital de todos os brasileiros.

Com um formato cronológica, revela-nos As Grandes Datas de Brasília e JK – as efemérides brasilienses.

Efeméride, a saber, é o nome que se dá à categoria literária dedicada a relacionar ou agendar os acontecimentos de cada dia, como um diário.


(Ronaldo Costa Couto)


É quase uma biografia do presidente, relacionada à criação da cidade.tecida sob o prisma da cidade que ele criou. O livro procura responder quem foi e o que fez JK, quais eram os seus sonhos e por que decidiu construir Brasília tão rapidamente.

Também debate sobre se valeu a pena e quanto custou.

O autor contou com a ajuda de mais de cinquenta entrevistados para escrever sobre essa grande história, que possui profundidade, ação, emoção e leveza.








O livro fala sobre a maneira suntuosa com a qual os brasileiros festejaram o nascimento de Brasília. A nova capital era a concretização de um desejo expresso ainda na era de D. Pedro I. As datas inaugurais e o marco de modernidade são objetos de estudo desse livro, sendo analisados e gerando reflexões sobre os símbolos urbanos de Brasília que representam mudanças e carregam um grande significado.






Arquitetura e Urbanismo


A obra reúne fotografias e é o resultado de um trabalho de levantamento, catalogação e restauração de fotografias sobre a construção da cidade, resultando em 1400 imagens em cores e em P&B.

Inclui ainda textos de críticos reconhecidos e uma entrevista com Lúcio Costa.



(Milton Braga)


Lançado nos 50 anos de Brasília, este livro reúne antecedentes históricos, episódios e polêmicas que marcaram o concurso para o projeto urbanístico da cidade. É uma análise e comparação acerca dos sete projetos premiados no Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil, que ocorreu entre 1956 e 1957.



O livro aborda como Brasília passou de cidade com meras funções político/administrativas e recebeu feições de grande cidade. Essa evolução para metrópole é objeto de pesquisa multidisciplinar, constituído por arquitetos, geógrafos, urbanistas e outros estudiosos.

Da Editora UnB, a obra também fala sobre cenários urbanos futuros para onde caminha a capital do Brasil.






Outro livro da Editora Unb lançado no aniversário de 50 anos de Brasília, com o objetivo de debater o projeto urbano e arquitetônico da cidade, abordando preservação e modernidade, planejamento e informalidade, permanência e transitoriedade, além de dinamismo.



Populares

(Edson Beú)


A ideia desse livro é dar voz aos candangos, os anônimos trabalhadores da construção de Brasília, sobre aqueles anos árduos e extraordinários. A obra expressa seus sentimentos, seus instintos e sua coragem.

O livro narra histórias que tomaram rumos diferentes: uns dos personagens enriqueceram, outros se aglomeraram nas periferias, outros deixaram a cidade.






Aborda os bastidores da construção de Brasília, mas com o paralelo de histórias desconhecidas do grande público: vidas que se entrelaçaram, destinos que foram traçados em meio à construção da nova capital do Brasil. O olhar é voltado para os candangos, contando acontecimentos pessoais da época, como amores erguidos ou destruídos, reunidos nesse romance.






Esse livro surge a partir de uma página no Facebook, com o mesmo nome do seu título.

Numa leitura leve e informal, traz muitas fotos, fatos e curiosidades sobre a capital do país.

Podem ser encontradas histórias sobre bairros, blocos, bandas de rock ou outras curiosidades populares que interessam a quem vive em Brasília ou é um de seus entusiastas.







Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page