Seguimos com os posts dedicados à nossa querida cidade de Brasília, que acaba de completar 60 anos. Dessa vez, preparamos uma lista com livros que falam sobre a capital do país.
As leituras que separamos podem ter diversos focos: histórico, bibliográfico, urbanístico, arquitetônico, sociológico, antropológico ou filosófico.
Escolha uma leitura e volte aqui pra contar pra gente o que você achou.
Você recomenda algum que não está na nossa lista?
História e construção
(Adirson Vasconcelos)
Lançado nos 50 anos de Brasília, é uma espécie de Enciclopédia da História de Brasília e de seu fundador, o Presidente Juscelino Kubtschek de Oliveira. O historiador Adirson Vasconcelos reuniu 53 anos de pesquisas para resgatar o dia-a-dia da Capital de todos os brasileiros.
Com um formato cronológica, revela-nos As Grandes Datas de Brasília e JK – as efemérides brasilienses.
Efeméride, a saber, é o nome que se dá à categoria literária dedicada a relacionar ou agendar os acontecimentos de cada dia, como um diário.
(Ronaldo Costa Couto)
É quase uma biografia do presidente, relacionada à criação da cidade.tecida sob o prisma da cidade que ele criou. O livro procura responder quem foi e o que fez JK, quais eram os seus sonhos e por que decidiu construir Brasília tão rapidamente.
Também debate sobre se valeu a pena e quanto custou.
O autor contou com a ajuda de mais de cinquenta entrevistados para escrever sobre essa grande história, que possui profundidade, ação, emoção e leveza.
O livro fala sobre a maneira suntuosa com a qual os brasileiros festejaram o nascimento de Brasília. A nova capital era a concretização de um desejo expresso ainda na era de D. Pedro I. As datas inaugurais e o marco de modernidade são objetos de estudo desse livro, sendo analisados e gerando reflexões sobre os símbolos urbanos de Brasília que representam mudanças e carregam um grande significado.
Arquitetura e Urbanismo
A obra reúne fotografias e é o resultado de um trabalho de levantamento, catalogação e restauração de fotografias sobre a construção da cidade, resultando em 1400 imagens em cores e em P&B.
Inclui ainda textos de críticos reconhecidos e uma entrevista com Lúcio Costa.
(Milton Braga)
Lançado nos 50 anos de Brasília, este livro reúne antecedentes históricos, episódios e polêmicas que marcaram o concurso para o projeto urbanístico da cidade. É uma análise e comparação acerca dos sete projetos premiados no Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil, que ocorreu entre 1956 e 1957.
O livro aborda como Brasília passou de cidade com meras funções político/administrativas e recebeu feições de grande cidade. Essa evolução para metrópole é objeto de pesquisa multidisciplinar, constituído por arquitetos, geógrafos, urbanistas e outros estudiosos.
Da Editora UnB, a obra também fala sobre cenários urbanos futuros para onde caminha a capital do Brasil.
Outro livro da Editora Unb lançado no aniversário de 50 anos de Brasília, com o objetivo de debater o projeto urbano e arquitetônico da cidade, abordando preservação e modernidade, planejamento e informalidade, permanência e transitoriedade, além de dinamismo.
Populares
(Edson Beú)
A ideia desse livro é dar voz aos candangos, os anônimos trabalhadores da construção de Brasília, sobre aqueles anos árduos e extraordinários. A obra expressa seus sentimentos, seus instintos e sua coragem.
O livro narra histórias que tomaram rumos diferentes: uns dos personagens enriqueceram, outros se aglomeraram nas periferias, outros deixaram a cidade.
Aborda os bastidores da construção de Brasília, mas com o paralelo de histórias desconhecidas do grande público: vidas que se entrelaçaram, destinos que foram traçados em meio à construção da nova capital do Brasil. O olhar é voltado para os candangos, contando acontecimentos pessoais da época, como amores erguidos ou destruídos, reunidos nesse romance.
Esse livro surge a partir de uma página no Facebook, com o mesmo nome do seu título.
Numa leitura leve e informal, traz muitas fotos, fatos e curiosidades sobre a capital do país.
Podem ser encontradas histórias sobre bairros, blocos, bandas de rock ou outras curiosidades populares que interessam a quem vive em Brasília ou é um de seus entusiastas.
Comentários