top of page

As plantas de cada signo | Conheça a planta que mais combina com o seu!


Por mais que estudemos sobre Astrologia em livros e sites para entender sobre os signos, existe uma lacuna que insiste em não ser preenchida: a relação dos signos com as plantas, ervas e flores.


Como muitos sabem, cada signo corresponde a um planeta e elemento. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que os signos também estão associados a algumas plantas específicas, compondo o que chamamos de jardim de cada signo.


Essas plantas servirão como uma espécie de espelho no qual é possível refletir as características das personalidades e as energias de cada uma das casas astrais.


E você já pode salvar para ler mais tarde esse outro artigo, sobre a flor de cada signo!


Já imaginou cultivar um jardim para potencializar as características positivas da sua personalidade e energia?

Mostramos neste artigo como é possível cultivar essas qualidades de acordo com seu signo. Confira!


A planta de cada signo


Para descobrir a planta de cada signo, é preciso adentrarmos num assunto pouco explorado: a Astrologia das Ervas. De acordo com esse ramo da Astrologia, cada integrante do reino vegetal vibra de acordo com a influência dos planetas e elementos. Por isso, é possível falar que as plantas podem ser associadas a cada signo.


Para descobrir a planta de cada signo, existe uma grande tradição conhecida como Botânica Oculta, cujas raízes são achadas na Antiguidade. Um dos princípios norteadores desta tradição é classificar as plantas de acordo com três grandes pilares:

1) sua aparência,

2) o momento do ano em que ela é mais vigorosa,

3) as propriedades medicinais e energéticas de cada uma delas.


Com base nesse estudo, encontra-se o regente elementar e planetário das plantas.

E é justamente a partir desta informação que se pode descobrir a planta de cada signo. Tomemos como exemplo o jasmim, uma flor regida pela Lua e pelo elemento Água.

Se você consultar uma tabela astrológica, verá que Câncer é o signo regido pela Lua e pelo elemento Água. Seguindo este modelo, descobrimos as plantas de cada signo.

Curioso para saber que plantas podem integrar o seu jardim?

Continue lendo para descobri-la!



Áries e a Espada de São Jorge


A Espada de São Jorge é a planta de Áries, pois é regida por Marte e pelo elemento Fogo.


Como arianos, as espadas de São Jorge são resistentes, prosperando até mesmo nas áreas menos propícias para isso.


De origem africana, esta planta é típica de áreas mais áridas e seu fácil cultivo e resistência ao Sol a alinha com o elemento Fogo.


Quando usada no jardim dos arianos, a Espada de São Jorge protege contra ataques psíquicos e energéticos, servindo também como uma fonte de energia para motivar arianos a alcançarem seus objetivos.

É uma planta impulsiva, altiva e intensa, características estas observadas em arianos.


Ao cultivá-la, deixe-a preferivelmente na direção Sul, onde ganha mais energia.





Touro e a Violeta


A violeta é uma flor regida por Vênus e elemento Terra. Por este motivo, ela é a planta ideal do signo de Touro.


Ligada à espiritualidade, a Violeta equilibra o lado material aflorado das pessoas nativas de

Touro. Além disso, ela traz mais estabilidade e serve como uma barreira energética para proteger os ambientes em que se encontram, embora de uma maneira mais sutil.


A violeta também se alinha com o desejo latente por estabilidade social dos taurinos e

contrabalanceia a extravagância e o sentimento constante de precisar adquirir bens materiais.


Se você tem tendência taurina de se irritar facilmente, a violeta traz todo o equilíbrio emocional que você tanto deseja.




Gêmeos e o Imbé (philodendron)


A natureza aérea de Gêmeos ganha seu equilíbrio no Imbé, uma planta originária da América Central e que também é conhecida por filodendro.


Regida pelo Ar, o Imbé é uma planta que pode tanto se adaptar à Terra quanto ao Ar, servindo como trepadeira. Devido à sua adaptação, o Imbé traz maior centramento para geminianos, cuidando principalmente de sua estabilidade emocional.


Além disso, ela permite que geminianos vejam além das suas atuais circunstâncias para que consigam chegar aos lugares mais altos na sociedade.


Como os geminianos, elas são flexíveis, adaptáveis e sociais. Também podem ser usadas para reduzir características negativas deste signo, como indecisão e impulsividade.




Câncer e as Rosas


As rosas não somente são um símbolo clássico do romantismo, como também representam as mais profundas emoções.


Por isso, ela possui uma conexão emblemática com o signo de Câncer, famoso por sua emotividade, sensibilidade e intuição. Assim como Câncer, as rosas são regidas pelo

elemento Água.


Além disso, elas representam a elegância, lealdade, refinamento, feminilidade e atmosfera de

romance e companheirismo tão cara aos nativos de Câncer.


Por possuir muitas cores, cada tipo de rosa se alinha com cancerianos de uma forma diferente: rosas brancas atraem paz e harmonia familiar; rosas amarelas carregam o equilíbrio do sol; rosas cor-de-rosa trazem acolhimento; rosas vermelhas revelam toda a intensidade emocional de Câncer.




Leão e as Bromélias


As bromélias são símbolos do Sol, o regente planetário do signo de Leão. Extravagantes como os leoninos, as bromélias são excelentes para aumentar as energias deste signo.


Sua energia faz com que os leoninos aprendam a desenvolver sua compaixão, consciência e sua liderança natural. Além disso, elas possibilitam que leoninos exerçam a generosidade que existe em seu coração.


Símbolos do dinheiro e da proteção, as bromélias podem ser usadas para decorar as casas de leoninos que desejam alcançar marcos importantes na vida, atraindo também prosperidade, sucesso e todas as energias de seu regente, o Sol.


Quanto mais intensas forem as cores das flores das bromélias, mas intensa será a sua conexão energética com os nativos deste signo.




Virgem e a Verbena


A relação do signo de Virgem com a Verbena parte do seu regente elemental comum, a Terra.


Suas flores se alinham perfeitamente com a natureza trabalhadora de Virgem, ajudando nativos deste signo a desenvolverem seu senso prático e a exercer suas tarefas com o finco que tanto desejam.


Símbolo do dinheiro e da juventude, a Verbena também auxilia virginianos a se manterem mais joviais, neutralizando seu senso crítico muitas vezes exacerbados, bem como a sua tendência a um senso de humor mais ácido.


Além disso, a Verbena é excelente para promover as faculdades mentais e para equilibrar o lado emocional dos virginianos. Seus poderes aumentam consideravelmente no mês de Agosto.




Libra e a Costela-de-Adão


Se você é nativo de Libra, uma das plantas que mais se alinha com a energia do seu signo é a

Costela-de-Adão.


Além de deixar o ambiente interno mais bonito, essencial para nativos de Libra que adoram a beleza, a Costela-de-Adão é extremamente poderosa para atrair sorte e desenvolver a

natureza sociável deste signo.


Além disso, a Costela-de-Adão é excelente para balancear a energia dos ambientes, trazendo o senso de equilíbrio que é tão importante para os librianos.


Regida por Vênus, a Costela-de-Adão também instaura paz, ajuda nas relações interpessoais e afina o pensamento mais lógico de nativos de Libra. Se você deseja aumentar o charme natural do seu signo, esta é a planta para você.




Escorpião e o Crisântemo


O Crisântemo é uma das flores natais de Escorpião, pois governa o período em que o Sol transita por esta casa do Zodíaco.


De acordo com a sua botânica oculta, o Crisântemo é conhecido por sua energia que é centrada em torno do amor, amizade e fidelidade, sentimentos estes que são muito

apreciados por nativos de escorpião.


Assim como os escorpianos, o Crisântemo possui uma energia ousada, intensa e passional, se adaptando muito bem para a natureza profunda da personalidade deste signo de Água.


Além de ser uma excelente representação da intensidade escorpiana, o Crisântemo também auxilia a diminuir o seu gosto por vingança, trazendo mais equilíbrio emocional e paz de espírito.




Sagitário e Alocásia


De origem asiática, a Alocásia se alinha perfeitamente com a constelação de Sagitário, já que está mais poderosa energeticamente durante o trânsito de sol nesta casa do Zodíaco.


Suas folhas escuras se alinham com a natureza honesta e esperançosa dos sagitarianos, fazendo com que suas características nativas como espontaneidade e diversão aflorem naturalmente.


Alocásias também trazem mais otimismo, senso de justiça, intelectualidade e um maior senso de liberdade para nativos de Sagitário.


Regida por Júpiter, esta planta traz para os sagitarianos a possibilidade de exercer suas melhores conversas, cercando-os de amigos e uma atmosfera leve e acolhedora.



Capricórnio e o Bonsai


A ambição e organização de capricornianos se alinham com Bonsais.


Embora o Bonsai não seja uma planta em si, mas uma técnica chinesa adaptada e difundida pelos japoneses, árvores em miniatura refletem a natureza prática e orientada por suas metas e princípios do signo de Capricórnio.


Quando deixada em casa ou como parte do jardim, o Bonsai carregará as energias de nativos de Capricórnio para que eles consigam alcançar as suas metas com maior facilidade.


Além disso, Bonsais estimularão que capricornianos possam criar suas próprias regras de maneira equilibrada de modo que eles consigam alcançar as melhores posições na vida.



Aquário e a Samambaia


A Samambaia é uma planta regida pelo elemento Ar, o elemento regente de Aquário.


Considerada um excelente amuleto de proteção, a Samambaia também ajuda aquarianos a manterem seu espírito jovial sempre em alta.


Por serem indivíduos que enxergam além, as Samambaias despertam o espírito visionário e filantrópico de aquarianos.


Além disso, elas estimulam suas características naturais como a inteligência, o otimismo, entusiasmo e sensitividade, equilibrando suas características vistas como mais negativas, como o seu distanciamento emocional e uso da racionalidade em detrimento de suas próprias emoções. Por isso, a Samambaia pode trazer muitos benefícios para pessoas deste signo.



Peixes e a Flor-da-fortuna


Encerrando o nosso jardim do zodíaco está o signo de Peixes, cuja planta regente é Flor-da-fortuna, também conhecida como calandiva.


Considerada uma suculenta, esta poderosa flor se alinha com a natureza emocional, sensível e desprendida de Peixes. Quando deixada em lares com piscianos, esta flor serve como uma âncora que os traz de volta para esta realidade.


Além de ajudarem na intuição, elas aumentam a natureza intuitiva dos piscianos, trazendo mais graça, paz interior e ajudando em sua criatividade e imaginação.


A Flor-da-fortuna também serve como um filtro energético e emocional, sendo uma excelente escolha para evitar o cansaço emocional provocado por excesso de cargas emocionais acumuladas ao longo do dia.




Inclua as plantas do seu signo na sua decoração e equilibre as energias da sua casa!

Uma das maiores vantagens de escolher as plantas da sua casa de acordo com o jardim dos signos é justamente a possibilidade de equilibrar as energias da sua vida.


Como mostramos ao longo do artigo, cada planta possui energias e podem entrar em sintonia com a sua missão de vida, caso você saiba qual delas você deve cultivar.


Além disso, o simples ato de trazer mais plantas para o seu lar traz consigo uma energia poderosa que te alinhará com os ciclos da natureza e com o girar das estações, tornando sua vida mais significativa e plena.


Ao escolher plantas do seu signo, lembre-se de usar este artigo e a sua intuição como guia. Desta maneira, você irá poder cultivar as suas potencialidades, ceifar aquilo que você não deseja e colher todos os frutos positivos de uma vida mais equilibrada.

1 commentaire

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Invité
18 mai 2023
Noté 5 étoiles sur 5.

Sensacional esse artigo !

J'aime

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page