Arquiteto ou Engenheiro: Qual devo contratar?
top of page

Arquiteto ou Engenheiro: Qual eu devo contratar?

Atualizado: 29 de out. de 2021

Ao iniciar um empreendimento, ou pensar em reformar ou construir uma nova casa, muita gente se pergunta quem deve contratar para fazer o projeto: O engenheiro ou o arquiteto?


Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que erguer uma construção não é uma simples tarefa. Porém, um bom projeto, que inclui a parte de arquitetura e de engenharia, torna esse processo muito mais eficiente e descomplicado. Por isso, é fundamental que você saiba qual desses profissionais você deve contratar para cada função.


Primeiro passo: a concepção do projeto.

Pensou em construção, pensou em planejamento de espaços. Pensou em planejamento de espaços, pensou em arquitetura. Essa é a regra de ouro dos projetos de sucesso. Entenda que os arquitetos trabalham com a concepção dos espaços e, portanto, devem ser os profissionais que darão o ponto de partida.


A principal diferença entre arquitetos e engenheiros é sua forma de enxergar os espaços. Arquitetos possuem um olhar mais humanista e, por isso, vão trabalhar para atender suas necessidades e gostos enquanto ser humano. Engenheiros são focados na sustentação da construção.


Então, só preciso contratar arquiteto? De forma alguma! O apoio dos engenheiros é importantíssimo desde o início do projeto para, de forma conjunta, fazer a estrutura o mais eficiente possível dentro das particularidades daquele projeto.


Vamos abrir um parênteses: nem sempre estamos, nós e os clientes, buscando a eficiência da estrutura a todo custo. Às vezes, estamos buscando um balanço ou grandes vãos, por exemplo. Então, precisamos desse apoio dos engenheiros para conseguir criar algo que seja exequível.


E posteriormente, essa estrutura deverá ser detalhada no projeto estrutural, para ser executada. O projeto estrutural é feito, geralmente, pelo engenheiro.


Antes de continuar sua leitura, saiba que também publicamos este conteúdo em formato de vídeo:

Segundo passo: a compatibilização do projeto.

Para que o projeto arquitetônico seja seguido com segurança estrutural, você não deve pensar duas vezes sobre contratar um engenheiro. É esse profissional que irá determinar as dimensões e os materiais componentes da estrutura para que ela seja executada de forma correta.


Também temos os projetos de instalações. Estes podem ser feitos tanto pelos arquitetos quanto pelos engenheiros. Aqui vale uma dica: se optar pelo engenheiro para realizar os projetos de instalações, ou por outro arquiteto, peça para seu arquiteto do projeto arquitetônico revisar o projeto de instalações. Afinal, o arquiteto é o profissional que conhece mais a fundo aquilo que você idealiza. Por isso ele saberá checar se o posicionamento das tomadas ou das saídas de água, por exemplo, estão adequadas à sua rotina.

Terceiro passo: a construção.

Muitos pensam que o arquiteto está apto apenas a projetar. Isso não é verdade. O preparo técnico e a habilidade de compreensão de desenhos técnicos adquiridos por ambos os profissionais permitem que você decida se prefere construir com um arquiteto ou com um engenheiro.


É importante contratar o acompanhamento de obra. Peça acompanhamento de obra não apenas do arquiteto projetista, mas também do engenheiro projetista, para fiscalizar se os projetos estão sendo seguidos corretamente.


 

Então, vamos revisar! O que é ideal? 1) Projeto arquitetônico: arquiteto.

2) Projeto estrutural: engenheiro.

3) Projetos de instalações: arquiteto ou engenheiro.

4) Compatibilização: arquiteto.

5) Construção: arquiteto ou engenheiro.

6) Acompanhamento de obra: arquiteto e engenheiro.

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page