Arquiteto custa caro?
top of page

Arquiteto custa caro?

Atualizado: 24 de set. de 2021


É muito comum ver pessoas dizendo que “Não deu pra contratar um arquiteto” ou “Arquiteto é luxo”.

Não se sabe exatamente de onde surgiu esse mito, que é dos principais responsáveis pelo baixo índice de contratação de arquitetos no Brasil. Mas esse número tem crescido nos últimos anos, pois muitas pessoas vêm descobrindo que há diversos benefícios em se contratar um arquiteto. Mas vamos falar aqui apenas sobre o aspecto econômico desse investimento, que é o preço do projeto arquitetônico.

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS PARA A OBRA

O arquiteto é o profissional capacitado para otimizar espaços, fazendo com que você não gaste desnecessariamente com espaços inutilizados ou mal-aproveitados.

Além disso, quando o arquiteto faz o projeto executivo completo, as chances de desperdiçar materiais na obra e mão-de-obra diminuem drasticamente. Pois, antes mesmo de iniciar a obra ou a próxima etapa da obra, você já sabe exatamente dos recursos necessários, evitando falta ou excesso de materiais ou pessoal na construção.

Um exemplo disso é quando os clientes estão saindo de um pequeno apartamento e indo morar em uma casa grande: muitas vezes, eles acabam sendo levados pelo calor do momento quando se trata da dimensão do espaço. É preciso o equilíbrio que um bom profissional pode agregar, reduzindo espaços desnecessários ou remanejando os espaços, ainda na fase de projeto arquitetônico.


BENEFÍCIOS ECONÔMICOS PÓS-OBRA

Ter espaços bem concebidos significa poupar dinheiro com reformas e manutenção. E, quando você resolver reformar, evitará problemas, porque terá os desenhos necessários em mãos.

Com um bom projeto, você ainda economiza nas contas de luz e água.

Todas essas questões ajudam você a valorizar seu imóvel.

Além do projeto de arquitetura, um documento interessante é o manual do proprietário, uma cartilha elaborada para auxiliar e prever manutenções após a construção, evitando gastos antes da hora ou desgastes por falta de cuidado acumulada durante um longo período.

(Diagrama de estudo de insolação para projeto residencial, por: Numen Arquitetura)

QUANTO CUSTA?

Os preços variam bastante.

Dentro da esfera de profissionais, há muitas maneiras de determinar o orçamento de um projeto arquitetônico: alguns escritórios o fazem por m², outros com base no orçamento da obra e outros calculam as horas técnicas. Mas esse é um assunto para outro post. O que se busca esclarecer aqui é a pergunta seguinte.

Uma pesquisa do CAU/BR revelou que o valor de um projeto arquitetônico custa em torno de 10% do valor total da obra.

E ISSO É CARO?

À primeira vista, os valores podem parecer altos. Porém, tenha em mente que: os erros na construção que podem ser evitados com um bom projeto ou até mesmo uma insatisfação após a conclusão da obra podem custar muito caro. Qualquer um desses fatores já compensa o preço da contratação de um escritório com dedicação de profissionais para conceber os espaços que você irá construir, pensar em várias questões que influenciarão na execução de sua obra e no seu dia-a-dia, além evitar preocupações diversas e custos desnecessários.


336 visualizações0 comentário

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page