8 Casas mais Estranhas do Mundo
top of page

8 Casas mais Estranhas do Mundo

Atualizado: 15 de mar. de 2022

Algumas casas são capazes de nos impressionar por suas características diferentes. Mas essas, que selecionamos para vocês, chamam atenção pelo fato de serem bastante estranhas.

Na nossa pesquisa para selecionar essas casas bizarras, a maioria das casas que encontramos são feitas para estudo de caso ou para hospedagem. Aqui tivemos o cuidado de selecionar lugares que, ao menos por um curto período, já foram ou poderiam ter sido, de fato habitadas.

Então, vamos para a nossa super seleção das 8 casas mais estranhas do mundo.


Antes de continuar sua leitura, saiba que publicamos este conteúdo em forma de vídeo:


1. A Casa do Hobbit, Reino Unido

O arquiteto Simon Dale construiu essa casa para morar com sua família.

Ele se inspirou na toca dos hobbits, da obra O Senhor dos Anéis.


Antes de começar, é importante dizer que, diferentemente de outras Hobbit’s houses, essa se trata de um pequeno sítio autossustentável. O sítio é composto por 3 construções principais, uma oficina onde a maior parte do trabalho foi feita para a construção e uma estufa. Essa estufa provê muitas frutas e verduras, além de ser responsável pelo aquecimento da casa. A casa propriamente dita é a construção que foi baseada na casa do Hobbit da trilogia Senhor dos Anéis.


2. Nautilus House, México

Essa casa foi projetada pelo escritório Arquitectura Orgânica. Seu projeto foi inspirado nos moluscos, conchas e na vida aquática.

Na casa, mora uma família, com duas crianças, que estava cansada de viver em um lugar tradicional. A casa foi feita com inúmeros vitrais coloridos, espirais, curvas e jardins internos. O seu formato de uma concha em espiral está presente tanto no exterior como no interior.

Ela tem os ambientes de uma casa normal: quarto, sala de estar, sala de jantar, cozinha e banheiro. A diferença é que não existem divisórias internas entre esses ambientes, eles são todos ligados por uma escada em espiral.

O autor do projeto diz:

O meu objetivo era que pensassem estar vivendo como um caracol, andando de divisão em divisão…”

3. Futuro House, Suécia

Apesar do seu nome, essa casa foi projetada em 1968 pelo arquiteto Robson Simon. Inicialmente, foi pensada para ser uma moradia dele próprio, perto de uma estação de esqui, mas depois, acreditando no seu potencial de servir como uma moradia pré-fabricada de baixo custo e fácil instalação, foi introduzida no mercado como uma das formas de resolver o déficit habitacional da época.

O seu design, logo de cara denuncia a época em que o projeto foi concebido e construído: A sua forma curva, inovadora para a época e que mais se parece com uma nave alienígena, foi fabricada em plástico reforçado com fibra de vidro. Isso permitia uma construção leve, que poderia até ser transportada inteiramente por helicóptero, caso fosse necessário, ou levada desmontada e apenas parafusada em uma base em formato de anel com 4 pernas, adequando-se facilmente a qualquer superfície.

Mas, infelizmente, o sonho do seu inventor não durou muito. Em 1973, com a crise do petróleo, sua produção foi encerrada, afinal ela era feita de plástico. Hoje, podem ser encontradas umas 60 casas espalhadas pelo mundo, em diferentes estados de conservação e que estão sendo usadas para diversos fins.



4. Casa Torta, Polônia

A Casa Torta foi projetada pelo escritório de arquitetura Szotynscy & Zaleski e parece ter saído de um quadro surrealista. E foi mesmo. A casa foi inspirada em uma obra do ilustrador polonês Jan Marcin Szancer.

Quando olhamos para a casa, temos a impressão de que a sua estrutura está “desmanchando.”

A casa torta possui 4.000 metros quadrados, e hoje funciona como centro comercial.



5. Casa Subterrânea, Suíça

Queridinha dos arquitetos e entusiastas, essa casa já apareceu até no documentário “as casas mais extraordinárias da Netflix”.

Assim como a primeira casa deste post, mas com um design muito mais moderno e sóbrio, ela é inteiramente enterrada no solo para, segundo o proprietário, não atrapalhar as vistas do entorno. Mas é claro que isso representou um grande desafio para os arquitetos: Como aproveitar as vistas belíssimas dos alpes suíços, permitir uma grande entrada de luz natural e ainda assim não ser proeminente na paisagem?

E eles conseguiram criar um pátio para o qual todos os ambientes da casa ficam virados, servindo ainda como uma área de convívio aconchegante.

Uma curiosidade interessante dessa casa é que o acesso principal dela não é feito por esse pátio, e sim por um túnel que emerge dentro de uma pequena construção antiga a alguns metros da casa.


6. Casa na Caverna, EUA

Essa casa foi construída pelo casal Curt e Deborah Sleeper. Eles decidiram morar em uma caverna, mas sem abrir mão do conforto das casas modernas. Aliás, dizem que seu clima é bastante confortável, pelo fato de ela ser quase subterrânea e isolar o clima exterior.

No passado, a caverna já havia sido usada como pista de patins e local de shows para artistas famosos.

Muitas das paredes foram deixadas em seu estado natural, com aparência de inacabado. Essas paredes soltam areia. Por isso, a família decidiu colocar alguns telhados para cobrir, internamente, algumas dessas paredes que precisavam ser mais limpas, como na cozinha.

“No interior da casa parece que você está do lado de fora, mas sem o desconforto do calor ou do frio”

diz Deborah.




7. Casa Biomórfica, Israel

Essa casa de estrutura futurista e de forma livre foi projetada pelo arquiteto Pavie.

Ela fica localizada em Israel e foi construída em um terreno quase mil metros acima do mar, com uma vista incrível e com formas curvas que mais se assemelham a óculos de sol acima do mar.



8. Casa dos Flintstones, EUA

Essa casa de aparência pré-histórica foi habitada pelo apresentador Dick Clark. Ela possui apenas um quarto.

E, apesar do visual rústico, a casa é equipada com eletrodomésticos de última geração e tem móveis confortáveis, além de visuais incríveis para a paisagem.

 

Qual é a sua preferida?

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page