6 Fatos sobre Iluminação Natural


Projetar espaços capazes de aproveitar a luz natural da melhor forma é algo que ultrapassa a questão técnica na arquitetura. Preparamos esse post para mostrar a importância da luz natural e apresentar algumas formas de utilizá-la.

1. A iluminação natural atua na economia.

Parece óbvio, mas nem todos pensam na economia gerada pela redução no consumo de energia com iluminação artificial, pois elimina a necessidade de ligar lâmpadas, inclusive pelo fato de ter uma qualidade melhor. Durante o dia, abra suas cortinas e janelas, permitindo que o sol entre e ilumine os cômodos. Se for necessário, utilize cortinas em cores claras para amenizar o reflexo do sol.

2. A iluminação natural auxilia na produtividade.

A luz natural envia para o nosso organismo a mensagem de que está no momento de acelerar as atividades vitais. Isso faz com que nossa capacidade produtiva aumente, melhorando a qualidade de seu escritório ou de sua empresa. Outro fator relacionado à produtividade é que a alta qualidade da luz natural permite melhor enxergar cores e formas, sendo ideal para quem realiza trabalhos manuais. Por isso, sempre que possível, posicione sua mesa de trabalho ou seu lugar de leitura próximo de uma janela.

3. A iluminação natural nos faz bem e nos faz mais felizes.

A luz do sol é até mesmo mais saudável. Nosso corpo precisa de exposição à luz natural para ativar funções importantes do metabolismo, como por exemplo a produção de Vitamina D. A falta de luz natural influencia também na nossa mente: sua ausência envia ao nosso cérebro a mensagem de período de repouso, levando o organismo a funcionar mais lentamente, o que pode levar a sintomas de depressão.

4. A iluminação natural pode ser usada por você de várias formas.

Janelas, jardins de inverno, aberturas zenitais e prateleiras de luz são os tipos mais usados.

5. A iluminação natural pode ser maximizada.

  • Essas são dicas para fazer melhor proveito da luz do sol que adentra seu ambiente.

  • Evitar o bloqueio da luz natural com mobílias visualmente pesadas, como estantes, roupeiros e armários.

  • Usar pinturas e pisos em cores claras.

  • Utilizar espelhos ou móveis espelhados.

  • Preferir persianas a cortinas, pois costumam ser mais eficientes para deixar passar a luz solar.

6. A iluminação natural pode ser otimizada através de um bom projeto de arquitetura.

O estudo do comportamento da iluminação solar é fundamental para o conforto. É preciso analisar fatores como: o clima da região, a quantidade de iluminação, a orientação do sol, a quantidade de horas de luz por dia, dentre outros dados. Também deve ser analisada a questão do conforto térmico, para bloquear a radiação solar direta.

Quem não se sente melhor em um ambiente bem iluminado naturalmente, não é mesmo?

Fontes:

https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/iluminacao-natural-colabora-para-o-desempenho-e-a-economia-das-edificacoes_10561_10_0

http://www.ourolux.com.br/blog/2019/01/dicas-de-como-economizar-energia-eletrica-com-a-iluminacao/

http://g1.globo.com/pernambuco/especial-publicitario/celpe/desligue-o-desperdicio/noticia/2016/05/como-aproveitar-luz-natural-para-economizar-energia.html

#escritórioarquiteturabrasília #arquitetura #referências

47 visualizações
Fique por Dentro