Estilos de Decoração | Qual é o seu?
top of page

Estilos de Decoração | Qual é o seu?

Atualizado: 2 de jun de 2022

Escolher um estilo de decoração, dentre diversas opções, pode ser um desafio.


Para ajudar nessa escolha, você pode contar com um escritório de arquitetura, que vai te orientar e desenvolver um projeto dentro de um estilo para o ambiente com o qual você tanto sonha. Nesse post, iremos apresentar os estilos de decoração mais conhecidos, para ajudar você nessa escolha.


Quer fazer uma consultoria para transformar o estilo do seu ambiente?

Então vem aqui!! 👇


Quando você escolhe seu estilo de decoração favorito, fica mais fácil fazer pesquisas para encontrar referências do que você deseja, em sites como o Pinterest ou o Houzz.

E, assim, você também consegue criar um repertório para trocar ideias em família sobre o que vocês desejam. Ter alguns estilos como orientação faz com que o ambiente te acolha melhor, seja mais organizado, harmonizado e confortável, melhorando a sua qualidade de vida.



São diversos fatores que caracterizam um estilo de decoração, dentre os quais podemos destacar: os materiais utilizados, o nível de detalhes dos elementos, os móveis, os tecidos e até mesmo as proporções desses elementos.


Vale fazer aqui duas observações antes de prosseguir. O primeiro ponto é que é inviável citarmos todos os estilos de decoração existentes. O outro ponto é que um estilo pode, muitas vezes, se confundir com outro estilo, mas, para ser mais didático e simplificar a vida, iremos tratá-los de forma separada.


Os principais estilos de decoração são:

  • clássico

  • colonial

  • rústico

  • escandinavo

  • provençal

  • industrial

  • retrô

  • minimalista

  • moderno

  • tropical

Então, vamos aos estilos!


Antes de continuar sua leitura, saiba que publicamos este conteúdo em forma de dois vídeos:


1. Clássico


Esse estilo tem referência nos designs mais marcantes de épocas antigas, sendo caracterizados pela riqueza de detalhes e curvas elegantes. Aqui, aparecem itens em madeiras nobres entalhadas, mármores, grandes espelhos, veludo, estofados com capitonê, papéis de parede, forros bastante trabalhados e lustres. Outros itens típicos do estilo clássico são: poltronas, cadeiras medalhão, recamiers, itens de referência francesa e peças com pés estilo chippendale.


Dica!!!

Para deixar o ambiente ainda mais rico, você pode explorar o contraste entre a base neutra e objetos de cores marcantes.

Um derivado do clássico, mas com menos detalhes, poderia ser o estilo glam. O estilo glam é marcado por elementos glamorosos, elegantes e luxuosos, como: veludo, seda, lustres imponentes, cristais, móveis espelhados, além de metais em destaque, podendo ser dourado, prateado ou cobre.


Cores marcantes são ótimas para trazer personalidade ao ambiente glam.



Para isso, utilize roxo, vinho, verde musgo e azul marinho.

Outros estilos de decoração que se aproximam do estilo clássico, que podem ser citados aqui, são: barroco, rococó e art nouveau.



2. Colonial


A fórmula do estilo colonial é composta por: tradição, familiaridade e uma pitada rústica.

Esse estilo é uma mistura entre estrangeiros e nativos, gerando um encontro entre itens artesanais e artigos sofisticados. Isso resulta em uma decoração cheia de significado.


Os elementos mais presentes aqui são: madeira envernizada, tons terrosos e sóbrios, tapetes pesados, cadeiras acolchoadas, camas com dossel, obras de arte e artigos artesanais.

Um derivado do colonial, mas de uma forma mais leve, poderia ser o estilo country. Esse é um dos estilos de decoração mais presentes nas casas de campo, mas esse estilo também pode ser explorado por quem mora em metrópoles e quer trazer aconchego para seus ambientes.


Os elementos utilizados podem ser: madeira rústica, canto alemão, móveis de fazenda, xadrez, fogão à lenha, florais e estofados de couro.


Tudo que lembra fazenda ou campo é muito bem-vindo para esse estilo de decoração.


3- Rústico


O estilo rústico traz referências das antigas fazendas, criando uma atmosfera familiar e aconchegante. Os elementos são: tijolos aparentes, paredes de pedra e balcões de pedra, além de muita madeira crua ou desgastada com o tempo.



A madeira pode ser usada no piso e nos móveis ao mesmo tempo. Apesar de ser um estilo que combina bastante com o clima de inverno, ele pode funcionar perfeitamente em locais tropicais, através da mistura com outras estéticas, como a moderna, que deixam o ambiente mais arejado.

Atenção!!!

Apesar de trazer elementos semelhantes aos itens de campo e coloniais, podemos perceber uma grande diferença: enquanto nos estilos de fazenda e colonial, parece haver uma maior espontaneidade ou naturalidade, o estilo rústico se diferencia por um certo exagero nesse resgate aos materiais antigos e pela força dos elementos utilizados. Outra diferença é que no estilo rústico aparecem menos detalhes.



4- Escandinavo


O estilo escandinavo é inspirado nos países nórdicos. Com isso, já podemos perceber a influência do rigoroso inverno europeu, gerando a necessidade de trazer uma ambientação mais calorosa e aconchegante.



Esses ambientes são marcados por uma base minimalista e linhas simples. Aparecem muita madeira, geralmente em tons claros, e também materiais felpudos. Os tons são neutros, como gelo, branco, bege e cinza.


Dica!!!

Um segredo da decoração escandinava é dar ênfase para a luz do sol, para trazer a atmosfera calorosa para o ambiente.



5- Provençal


Seguindo com esses estilos mais fofos vindos do clima europeu, temos o estilo provençal. Como seu próprio nome indica, a decoração provençal surgiu na região de Provença, na França. Essa é uma localização marcada por montanhas, mares azuis e campos de lavanda.


Toda essa inspiração gerou um estilo que preza pela atmosfera bucólica, onde aparecem móveis desgastados ou com acabamento em pátina, simulando a ação do tempo, além de elementos delicados e românticos.

Para enfatizar o ar romântico do estilo provençal, flores também estão presentes.

O que chamamos de decoração romântica é muito semelhante à decoração provençal, e é marcada pela sutileza, com cores suaves e tons pastéis. Os materiais são delicados, como renda, voil e tule.

O resultado é um visual leve, ideal para quem enxerga a casa como um verdadeiro refúgio de descanso. Aqui, as flores também são protagonistas, seja de forma literal, também com destaque para os vasos, seja através de estampas.


6- Industrial

O estilo industrial tem origem nos lofts nova-iorquinos, ou seja, em galpões de fábricas que foram transformados em residências, entre os anos 50 e 70. Esse tipo de decoração está relacionado ao conceito de uma arquitetura com espaços amplos, sem divisórias e com grandes aberturas.

Mas esse estilo pode ser adaptado em espaços menores.


Algumas características da decoração industrial são: paredes sem acabamento, pisos de cimento queimado, tijolinhos e muitos metais, como alumínio, cobre e ferro. Canos expostos e vigas aparentes também estão presentes. As cores marcantes, desde o preto até as mais vibrantes, ficam por conta de determinados pontos e detalhes.


Um estilo de decoração, que é menos conhecido mas que lembra muito o estilo industrial, é o high tech. Aqui, os materiais metálicos, o destaque do preto e as linhas retas são muito marcantes. O estilo high tech possui cores neutras, como branco, cinza e creme, além do uso do inox. O estilo high tech também deixa as instalações aparentes, mas sendo essas instalações de tecnologia mais avançada.


7 – Retrô


O estilo retrô tem aquela carinha de nostalgia, das décadas de 50, 60 e 70, onde aparecem: pôsteres antigos, discos de vinil e eletrônicos de outras décadas.


Neste estilo, são usadas cores intensas, sejam tons pastéis ou vibrantes. Essas cores estão presentes nas paredes, nos móveis, nos itens de decoração ou nos eletrodomésticos.


Atenção!!!

Devemos esclarecer a diferença entre o estilo retrô e o estilo vintage. O estilo vintage é composto somente por peças antigas, enquanto o estilo retrô é composto por artigos novos, mas que carregam referências nos designs de outras épocas.


Do estilo retrô, podemos também extrair a decoração pop art, mais puxada para padrões geométricos e referências de cinema.



8- Minimalista


O ambiente minimalista tem como lema ‘’menos é mais’’. O minimalismo não é apenas um estilo de decoração, mas é um estilo de vida. Ele surgiu no início do século XX, influenciado pela cultura japonesa. São poucos elementos, visualmente limpos, com bastante espaço para circulação, orientados pela simplicidade.


Aqui, vemos paredes em cores claras e tons pastéis, além de peças metálicas ou amadeiradas que podem ser usadas como forma de destaque.

Grandes aberturas e espelhos otimizam a decoração minimalista, pois deixam o espaço com maior sensação de amplitude.


Se liga!!!

O segredo dos ambientes minimalistas é que a qualidade substitui a quantidade, ou seja, as peças serão muito bem selecionadas para mostrar a sua personalidade. Uma dica é utilizar móveis multifuncionais ou versáteis.



9- Moderno


Aquilo que é considerado inovador está em constante mudança. Por isso, o estilo moderno é ideal para quem busca uma casa que esteja sempre atual e em conformidade com as últimas tendências, uma casa onde ocorre uma metamorfose de ideias.


O estilo moderno tem uma base de formas simples e de cores neutras. Esse estilo pode ser confundido com o estilo minimalista, com a diferença de que o estilo moderno é mais permissivo com a quantidade de elementos e sua relação com os espaços livres, além de também incluir mais cores e mais elementos na decoração.


Derivado do moderno, temos o estilo contemporâneo, que tem mais pontos coloridos e despojados em sua decoração.

10- Tropical


O estilo tropical é um estilo que celebra a natureza e sua essência. Na decoração tropical, aparecem muitos materiais naturais, fazendo referência às matérias-primas abundantes no solo brasileiro.


Para complementar, são utilizadas muitas plantas, com folhas grandes, estampas de folhagens e cores, que geralmente são tons bem vivos ou tons terrosos.

 

Esperamos que esse post tenha te ajudado a entender melhor qual é a linha de decoração que mais irá combinar com o seu ambiente, lembrando que podemos trazer referências de vários tipos de decoração, de forma que fiquem harmônicos e que faça sentido para o seu estilo de vida.

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page