1ª Mostra BSB Cidade Design
top of page

1ª Mostra BSB Cidade Design

Atualizado: 24 de set. de 2021


Aconteceu, entre os dias 7 de junho e 7 de julho, no mezanino da Torre de TV de Brasília, a 1ª Mostra Bsb Cidade Design, contando com cerca de 60 artistas, dentre eles 6 (Danilo Vale, Aciole Félix, Joana VP, Rafaela Gravia, Renata Brasil e Stúdio Maré) dos que participaram do evento Fresh From Brazil, em Nova Iorque, reforçando o titulo de Brasília como Cidade Criativa do Design no país, concedido pela Unesco.

A exposição foi coordenada pelo Instituto do Terceiro Setor (ITS), que é uma instituição sem fins lucrativos criada no ano de 1998 e que visa apoiar e dar viabilidade a projetos no campo sociocultural. Também são parceiros, a Secretaria de Turismo e o Itamaraty.

Perdeu esse evento ou quer relembrar? Você é nosso convidado!

escritorio arquitetura brasilia numen torre tv

escritorio arquitetura brasilia numen bsb cidade design

Curadoria:

Patrícia Herzog: Designer de futuro e diretora criativa da marca Experimente Brasília, juntamente com Tatiana Petra, que é designer de destinos e experiências.

Cristina Malheiros: idealizadora da loja Cápsula Brasil Design Afetivo e desenvolvedora de eventos na área de design.

Patrícia, Cristina e Tatiana trabalham em iniciativas voltadas à visibilidade e à comercialização do design contemporâneo da cidade. Juntas, colaboram, desde 2015, com projetos para a capital e instituições voltadas para a difusão do design local.

Gabriela Bílá: arquiteta, formada pela FAU/UnB, e artista multimídia. Tem como matéria prima do próprio trabalho, a discussão da cidade contemporânea. Escreveu o Novo Guia de Brasília, o qual foi selecionado pelo Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo como um dos livros mais significativos quando se fala em entendimento da preservação do patrimônio.

Para começar, apresentamos a você esse painel com a Rede de Cidades Criativas da Unesco, onde, é claro, está inclusa nossa querida cidade de Brasília:

Rede de Cidades Criativas da Unesco

Seguimos com as palavras de Jaime Racena, Secretário de Estado do Esporte, Turismo e Lazer do DF:

“Para homenagear os profissionais que trabalham tanto para representar a cidade mundo afora, a 1ª Mostra BSB Cidade Design cumpre o papel de promover o trabalho de artistas em um espaço tão querido pelo brasiliense. De 7 de junho a 7 de julho, o visitante vai mergulhar nesse universo fantástico, com quase 100 obras de designers brasilienses incluindo alguns que participaram da Semana do Design de Nova Iorque.

Brasília ostenta dois títulos concedidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A cidade tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade também faz parte da Rede de Cidades Criativas. O design, presente desde a concepção de Brasília, pode ser admirado nos traços de Oscar Niemeyer, na arte de Athos Bulcão, ou no trabalho de tantos outros artistas que utilizam a nossa capital como fonte de inspiração.

A capital do Brasil se tornou a segunda cidade a integrar a rede na categoria design, ao lado de Curitiba (PR), e a terceira de toda a América do Sul. O seleto grupo composto por 180 cidades de 72 países se divide em sete categorias: gastronomia; música; cinema; arte popular e artesanato, arte midiática; literatura e design. Com o título, a ideia é transformar é transformar a capital federal em destino mais atraente e competitivo de acordo com turismo criativo.”.

Prosseguimos, observando os focos da cidade através de emolduramentos desenhados nos vidros do edifício: o Foguetinho Parque Ana Lídia, a Roda Gigante Nicolândia, o Memorial JK, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o Ginásio Nilson Nelson, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o Cine Drive-in, o Autódromo Internacional Nelson Piquet, a Ponte JK, o Conic, o Conjunto Nacional, o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília, o Museu Nacional, a Biblioteca Nacional, a Fonte Luminosa da Torre de TV e, é claro, o Céu de Brasília.

foguetinho ana lidia niquelandia
memorial jk - centro de convenções ulysses guimarães
ginasio nilson nelson
ponte jk - conic
fonte luminosa da torre de tv
céu de brasília

O espaço da mostra foi setorizado por diversas formas de expressão artísticas. Agora é só apreciar:

  • Ilustração; Quadrinhos; Cinema; Impressos; Gráficos:

mostra bsb cidade design

mostra bsb cidade design

mostra bsb cidade design

  • Urbano:

mostra bsb cidade design
mostra bsb cidade design

  • Produto; Objeto:

mostra bsb cidade design

mostra bsb cidade design

mostra bsb cidade design

  • Moda; Joalheria:

mostra bsb cidade design
mostra bsb cidade design

mostra bsb cidade design

Fique por Dentro

Gratos!

bottom of page